A Ducati anunciou oficialmente na semana passada um novo acordo com o Grupo Volkswagen da Argentina para iniciar a montagem de motocicletas na cidade de Córdoba e abastecer o mercado local.
Espera-se que os funcionários das instalações do Centro Industrial de Córdoba comecem a montar motocicletas no regime de CKD antes do final de 2022. Inicialmente, o modelo escolhido é a Ducati Scrambler Icon, que tem se mostrado a mais popular entre os argentinos.
“O mercado argentino de motocicletas é muito interessante, a Ducati tem um forte posicionamento neste país no qual ao longo dos anos conseguimos alcançar excelentes resultados, tanto em termos de volumes quanto de participação de mercado”, disse o Vice-presidente global de vendas e pós-venda da Ducati Francesco Milícia.
“Na Argentina, podemos contar com uma grande colaboração com o Grupo Volkswagen que distribui nossas motos, e é também graças a esse forte relacionamento que conseguimos dar este importante passo que ajudará a fortalecer ainda mais nossa posição neste mercado“, adicionou.
Para quem não sabe, a Volkswagen comprou a Ducati em 2012. Embora a fabricante de Bolonha tenham se aninhado sob o mesmo guarda-chuva da Audi AG, este é o primeiro acordo desse tipo que o grupo promulgou. Esta é apenas a terceira fábrica da Ducati fora da Itália, com suas outras instalações localizadas no Brasil e na Tailândia.
“A Argentina é um pilar importante para a Volkswagen América Latina. Com este novo investimento, continuaremos a fortalecer nossa marca na região, com modelos cada vez mais adaptados às necessidades de nossos clientes”, disse o presidente executivo da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, em comunicado.
“Começar a montar motocicletas Ducati em Córdoba é uma grande alegria, pois o Grupo Volkswagen Argentina será a primeira subsidiária do Grupo VW no mundo a fazê-lo”, concluiu. Não está claro se há planos para outras subsidiárias da VW fazerem o mesmo. Existem atualmente 7 concessionárias Ducati localizadas em toda a Argentina.