Você teria a ousadia de transformar a lendária Ducati 999 em uma Café Racer? Pois foi exatamente isso que os caras da Iron Pirate Garage, uma oficina de customização da Itália fizeram.
Mexer em qualquer Ducati soa como uma heresia para seus fervosos fãs, mesmo sendo a polêmica 999. Projetada pelo sul-africano Pierre Terblanche, o modelo não teve a aceitação de suas antecessoras 916/996/998, por possuir um design mais tradicional, com uma balança de braço duplo, por exemplo.
Ainda assim, a 999 foi “a moto” da Ducati no começo do século 21. O que não tinha de charme, compensava com eficiência. Tanto que sua história nas pistas é brilhante: três títulos no World Superbike e 63 vitórias em 120 corridas disputadas. Tudo isso em apenas cinco anos.
Mas, todo bom pirata não está nem aí para história. Assim, Iuri Castaldi, que é simultaneamente, mecânico, eletricista, soldador, torneiro, ferreiro e dono da Iron Pirate Garage não teve pudores em descaracterizar totalmente a 999. O resultado, no entanto ficou excelente.
As carenagens foram retiradas. O farol dianteiro original deu lugar a uma placa para número, mas ainda possui uma luz minimalista para pequenas saídas noturnas. A mesa, como manda o estilo, foi bem rebaixada. A rabeta é inteiramente nova, toda ao estilo retrô.
Ainda assim, há espaço para conceitos modernos. Ao invés de, sob a rabeta, o escapamento, por exemplo, foi centralizado, estilo que ajuda a baixar o centro de gravidade, melhorando a estabilidade. Suas roupas, que costumavam ficar cheirando a combustível, no modelo original, também agradecem.
Não há informações sobre alterações no motor de 2 cilindros em L, de refrigeração líquida. Também, pudera: oferecendo de cara 124 cv à 9.500 rpm, com um torque de 10,4 mkg.f à 8.000 rpm, nem seria necessário veneno extra para percorrer estradas serranas e parar para tomar um café com os amigos.