Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Ducati 916 é homenageada em nova edição especial da Panigale V4 SP2

Lucas Carioli 13 de novembro de 2023

A Ducati é mestre em prestar tributo a si mesma e o que vai ser muito comentado em 2024? Os 30 anos da Ducati 916, é claro! Para isso, a marca italiana preparou uma edição especialíssima da Panigale V4 SP2.

Lançada no finalzinho de 1993, a Ducati 916 irrompeu a cena em 1994, especialmente graças ao título conquistado no WorldSBK com o transloucado Carl Fogarty. Outros três viriam nos anos seguintes e sua linhagem daria origem aos modelos 996 e 998. É como se fosse a bisavó das Panigale.

Hoje, três décadas depois de ter sido lançada, a 916 é um clássico genuíno, liderando consistentemente as listas das melhores motos de todos os tempos. A Ducati não poderia deixar a oportunidade passar em branco e apresentou no Salão de Milão a “Panigale V4 SP2 30° Anniversario 916”.

Como você já deve estar imaginando, a Ducati pegou a Panigale V4 mais quente possível, a versão SP2, que só perde para a V4R de homologação, e lhe deu uma roupagem retrô, com placas brancas e seções pretas para imitar as entradas de ar da 916 original.

Em meio a faixas com a bandeira italiana, há um logotipo dourado no tanque, um assento com costuras e bordados exclusivos e guidão com o número do chassi gravado a laser. Só uma massa à bolonhesa pode ser mais italiana do que tudo isso.

Mecanicamente, trata-se de uma Panigale V4 SP2 convencional e isso não é pouco. Trata-se de uma motocicleta que foi muito melhorada em 2022, com uso extensivo da fibra de carbono. São 230 cv para empurrar meros 168 kg. Não fosse a eletrônica seria impossível pilotá-la.

Mas a Panigale V4 SP2 30° Anniversario 916 também traz algumas exclusividades no lado técnico: entradas de ar de carbono nas pinças dos freios dianteiros direcionam o fluxo de ar de resfriamento para as rolhas, tampas feitas do mesmo material aninhadas ao redor do escapamento.

Apenas 500 unidades serão fabricadas, com o feliz proprietário ainda ganhando os mimos de praxe, certificado de autenticidade, equipamento para checar os parâmetros eletrônicos nas pistas e uma capa para deixá-la guardadinha em casa. Mas terá que desembolsar cerca de 41.000 euros.

Tags: Ducati Ducati 916 Panigale V4 Panigale V4 SP2 Salão de Milão Slider

Post navigation

Previous Agora Luca Marini é o favorito para substituir Márquez e já teria até assinado o contrato
Next Jonathan Rea e suas primeiras impressões da Yamaha: “acho que faremos grandes coisas juntos”

Leia também

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026
  • Notícias

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026

4 de setembro de 2025
Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro
  • Notícias

Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro

29 de agosto de 2025
BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil
  • Notícias

BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil

26 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.