A Ducati é mestre em prestar tributo a si mesma e o que vai ser muito comentado em 2024? Os 30 anos da Ducati 916, é claro! Para isso, a marca italiana preparou uma edição especialíssima da Panigale V4 SP2.
Lançada no finalzinho de 1993, a Ducati 916 irrompeu a cena em 1994, especialmente graças ao título conquistado no WorldSBK com o transloucado Carl Fogarty. Outros três viriam nos anos seguintes e sua linhagem daria origem aos modelos 996 e 998. É como se fosse a bisavó das Panigale.
Hoje, três décadas depois de ter sido lançada, a 916 é um clássico genuíno, liderando consistentemente as listas das melhores motos de todos os tempos. A Ducati não poderia deixar a oportunidade passar em branco e apresentou no Salão de Milão a “Panigale V4 SP2 30° Anniversario 916”.
Como você já deve estar imaginando, a Ducati pegou a Panigale V4 mais quente possível, a versão SP2, que só perde para a V4R de homologação, e lhe deu uma roupagem retrô, com placas brancas e seções pretas para imitar as entradas de ar da 916 original.
Em meio a faixas com a bandeira italiana, há um logotipo dourado no tanque, um assento com costuras e bordados exclusivos e guidão com o número do chassi gravado a laser. Só uma massa à bolonhesa pode ser mais italiana do que tudo isso.
Mecanicamente, trata-se de uma Panigale V4 SP2 convencional e isso não é pouco. Trata-se de uma motocicleta que foi muito melhorada em 2022, com uso extensivo da fibra de carbono. São 230 cv para empurrar meros 168 kg. Não fosse a eletrônica seria impossível pilotá-la.
Mas a Panigale V4 SP2 30° Anniversario 916 também traz algumas exclusividades no lado técnico: entradas de ar de carbono nas pinças dos freios dianteiros direcionam o fluxo de ar de resfriamento para as rolhas, tampas feitas do mesmo material aninhadas ao redor do escapamento.
Apenas 500 unidades serão fabricadas, com o feliz proprietário ainda ganhando os mimos de praxe, certificado de autenticidade, equipamento para checar os parâmetros eletrônicos nas pistas e uma capa para deixá-la guardadinha em casa. Mas terá que desembolsar cerca de 41.000 euros.