Ducatis são bons itens de colecionador, ainda mais uma 851, de vital importância para a história da marca. Essa unidade em particular é ainda mais importante porque tem apenas 25 mil km e pertenceu aos apresentadores Richard Hammond e James May.
Apresentada em 1987, a 851 marcou o começo da virada para a Ducati, que vinha em decadência desde o início da década, mas recebeu novos investimentos de Claudio e Gianfranco Castiglioni, os pais da Cagiva, que adquiriram a marca dois anos antes.
Esses investimentos resultaram em um motor V-Twin mais moderno, o chamado Desmoquattro, que mantinha o famoso cabeçote desmodrômico, mas com quatro válvulas por cilindro, injeção eletrônica e refrigeração líquida pela primeira vez.
O quadro treliçado de aço também apresentava um novo desenho, que seria muito imitado nas décadas seguintes. A moto ainda ostentava rodas Marvic, freios Brembo e suspensão Marzocchi, predicados que ajudaram o francês Raymond Roche a vencer o Mundial de Superbike em 1990.
Foi a Ducati 851 que abriu caminho para os modelos seguintes, 888, 996, 998 e 999, (todas muito bem sucedidas nas pistas) a serem objetos de desejo entre os fãs. Não por acaso um dos proprietários mais famosos da motocicleta foi um tal de Ayrton Senna da Silva.
Esse também é o caso dos apresentadores britânicos, James May e Richard Hammond, do conhecido programa automotivo Top Gear. May comprou essa unidade em 1991 e depois a repassou para Hammond que, por sua vez, vendeu-a ao atual proprietário, o cliente que está colocando-a em leilão pela casa Charterhouse.
Essa Ducati 851 com apenas três proprietários em 29 anos marca 25 mil quilômetros rodados no hodômetro, que foi verificado por um mecânico com formação do fabricante para deixar a moto nas melhores condições. Além disso, a moto já está aprovada pelo centro de inspeção veicular para rodar tranquilamente.
O leilão terá início no dia 27 de agosto, mas a Chaterhouse já permite que você visualize o catálogo online e registre lances automáticos para que saltem no momento em que a venda começar. Estima-se que 13.300 euros (R$ 87 mil) é o valor aproximado em que o martelo bate.