Aos poucos, novos detalhes da Ducati 1299 Panigale Superleggera vão surgindo. A versão mais leve e potente da superbike italiana promete irromper a cena no Salão de Milão, que começa na semana que vem.
As informações foram conseguidas pelos britânicos do Motorcycle News e apontam aonde a Ducati trabalhou para deixar a 1299 Panigale tão especial. A motocicleta recebeu tudo o que havia de melhor na fábrica italiana, sendo considerada a “quintessência” da marca.
Uma maior leveza era a palavra de ordem e isso foi conquistado graças ao uso de materiais nobres em todo o modelo. O chassi monocoque é de fibra de carbono de alta resistência, com inserções de alumínio laminado na estrutura. O mesmo foi feito no subchassi, o que reduziu o peso do conjunto em 38%.
O carbono também foi utilizado no braço oscilante, que ficou com apenas 900g (18% mais leve) e nas rodas. Além de perderem 1,4 kg, elas agora possuem uma menor massa não suspensa e menor inércia, melhorando as mudanças de aceleração, frenagem e direção. Rabeta e carenagens são do mesmo material e as fixações são de de titânio ou alumínio.
Como não poderia deixar de ser, as suspensões receberam o modelo mais avançado da marca sueca Öhlins, ou seja, o conjunto de bengalas invertidas de 43 milímetros FL936. O motoamortecedor traseiro é um TTX36, tudo completamente ajustável na compressão e rebote. O tanque de combustível é de alumínio.
Eles não disseram exatamente no que foi mexido no motor, mas ao contrário de alguns rumores, não será um V4, mantendo o tradicional “V-Twin” de 1285cc. Segundo o CEO da Ducati, Claudio Domenicali, trata-se de um propulsor “destinado a fazer história”. Estima-se que a cavalaria deva ficar por volta dos 210 cv