A novíssima Ducati 1299 Panigale R Final Edition já assinou seu “passaporte de entrada” nos Estados Unidos. O modelo apareceu em documentos do Conselho de Emissões da Califórnia (CARB), indicando que sua aprovação nos Estados Unidos já foi realizada.
O documento confirma que a motocicleta terá o mesmo deslocamento volumétrico das demais Panigale 1299 (1285 cm³ de cilindrada). Entretanto, o novo modelo possui números de emissões completamente diferentes de suas irmãs.
Segundo o site Asphalt and Rubber, a Panigale R Final Edition possui índices de hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio e monóxido de carbono inferiores aos da Panigale 1299 convencional e também da Panigale 1299 Superleggera, apresentada no final do ano passado.
De acordo com algumas especificações sobre o modelo que vazaram na semana passada,a expectativa é de que a Ducati tenha conseguido esses números graças à alterações internas no motor V-Twin, como cilindros revestidos de aço e um virabrequim de aço fundido.
O peso da Final Edition também é superior ao da Superleggera, o que sugere que a motocicleta terá bem menos partes em fibra de carbono. Também chama atenção a designação “R”, que geralmente é reservado para a homologação das máquinas de competição da marca. As respostas virão no lançamento, em 7 de julho.