Um dublê de Hollywood está planejando recriar o famoso (e malsucedido) salto de Evel Knievel sobre o Snake River Canyon de 42 anos atrás, com um novo protótipo movido a foguete. Dessa vez, no entanto, tudo está sendo meticulosamente planejado para terem sucesso!
Em 8 de setembro de 1974, Knievel, então no auge da fama tentava seu salto mais ousado: atravessar o enorme vale de 150 metros de largura e 400 de profundidade do Snake River Canyon, no sul do estado de Idaho, nos Estados Unidos com um veículo especialmente projetado, o X-2 Skycycle.
O modelo, com motor a foguete foi projetado pelo engenheiro da NASA Robert Truax e levou três anos para ser construído. Apesar do cuidado no planejamento, os paraquedas de Knievel abriram antes da hora fazendo com que caísse diretamente no rio, escapando por um triz.
Hoje, contudo, há outro acrobata disposto a “vingar” a ousadia de Knievel. O dublê Eddie Braun está planejando completar a travessia com o mesmo veículo, agora projetado pelo filho do engenheiro original, Scott Truax.
O modelo é praticamente idêntico, exceto por reforços estruturais (para uma melhor aterrissagem), um sistema de abertura de paraquedas aprimorado (para não acontecer o mesmo de 1974) e um novo foguete alimentado por vapor comprimido.
“Eu passei mais de três anos financiando este projeto com o meu próprio dinheiro para tornar o meu sonho de saltar sobre o Snake River uma realidade. Com a ajuda de Scott Truax e uma equipe de engenheiros e construtores incríveis, nós recriamos o foguete original com peças de reposição e os desenhos originais do pai de Scott, Robert Truax. Estamos muito perto de fazer isto uma realidade. Estamos literalmente à beira do desfiladeiro, mas precisamos da sua ajuda para atravessar.” (Eddie Braun)
Para arrecadar mais fundos, Braun colocou a empreitada no site de financiamento coletivo online Kickstarter e ainda conseguiu com que Slash, guitarrista da banda Guns and Roses (e um grande fã de Knievel) gravasse a música “Rocket Man”, de Elton John, para ajudar na visibilidade do projeto.
Com o novo foguete, agora batizado com o nome de “Evil Spirit”, Braun irá fazer a sua tentativa em menos de duas semanas, no dia 17 de setembro. Toda a aventura está sendo gravada para se tornar um futuro documentário, “One Last Crash”. Se der certo, Braun pode provar definitivamente que Knievel tinha condições de realizar essa proeza. Será que agora vai?