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Duas novas Yamaha de grande capacidade aparecem em registros de patente

Lucas Carioli 26 de janeiro de 2022




A Yamaha apresentou pedidos de homologação para duas novas motocicletas de grande capacidade na Europa. Pelas indicações, tratam-se de modelos entre 750cc e 1.000cc.

Derivada da MT-09, a Niken ainda não recebeu o novo motor de 890 cm³.

Tratam-se de duas siglas código, ‘RN82’ e ‘RN83’. Não há maiores detalhes sobre quais os nomes definitivos que essas motocicletas terão para o consumidor final. Mas os codinomes por si só já fornecem informações suficientes do tamanho e do estilo dessas máquinas.

No sistema da Yamaha, a primeira letra representa o uso pretendido da moto. Um ‘R’ inicial, como aqui, significa que é uma esportiva orientada para a estrada ou uma naked. Se fosse um ‘D’, seriam motocicletas de aventura, enquanto um ‘V’ representaria uma custom/cruiser.



A segunda letra, ‘N’, indica a capacidade cúbica do motor, no caso entre 750cc e 1.000cc. Aqui, um ‘M’ indicaria algo entre 600cc e 750cc, um ‘J’ seria um modelo de 500cc-600cc, um ‘E’ seria uma 125cc, enquanto o ‘P’ cobre tudo acima de 1.000cc. Um exemplo era a V-MAX 1.700 com o código ‘RP21’.

Os dois números finais simplesmente representam o novo projeto de modelo, um número que sempre aumenta. Atualmente, a mais nova Yamaha na letra N (750-1.000cc) é a XSR900 2022, com o codinome RN80. No momento, não há sinais de uma ‘RN81’, mas nem todos os números resultam em motos de produção.

No ano passado, a sigla YZF-R9 foi registrada.

No momento, a Yamaha possui dois motores que poderiam ser usados ​​na RN82 e RN83: o três cilindros de 889 cm³ da MT-09 e suas versões ou o quatro cilindros de 999 cm³ da YZF-R1 e MT-10. Olhando a linha atual, apenas a Niken de três rodas ainda utiliza o velho tricilíndrico de 847 cm³ da geração anterior.

Como esse motor obedece apenas aos regulamentos de emissões do Euro4 (cujo prazo final de comercialização encerra-se no fim de 2022), a Yamaha será obrigada a atualizar a Niken se quiser mantê-la em produção. Além disso, o modelo carrega um codinome “RN”, tendo sido desenvolvido como o RN58.

No ano passado também descobriu-se que uma YZF-R9 também estaria em desenvolvimento. O modelo, uma versão carenada da MT-09, seria uma esportiva mais amigável ao motociclista comum do que a radical YZF-R1 e até a sua sigla já foi registrada, na mesma época que a YZF-R7.

Não dá para descartar uma nova YZF-R1 também, já que a superbike ganhou uma nova geração em 2014, com atualizações acontecendo em 2020 (codinome RN65), ou mesmo que a Yamaha possa criar algo inteiramente novo. O fato de que as siglas já foram aprovadas para rodagem indica que o lançamento não deve demorar.




Tags: MT-09 Segredos Slider Yamaha YZF-R1 YZF-R9

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