Andrea Dovizioso venceu hoje (11) o Grande Prêmio da Catalunha de MotoGP, no circuito de Montmeló. A exemplo do que já tinha feito uma semana atrás em Mugello, o italiano atacou as Honda nas últimas voltas, conquistando sua segunda vitória seguida.
Na largada, o pole position Dani Pedrosa manteve a liderança, mas foi superado antes do final da primeira volta por Jorge Lorenzo e Marc Márquez. Dovizioso vinha em quarto, com Jonas Folger em quinto e Aleix Espargaró em sexto.
Lorenzo comandou a corrida nas primeiras voltas, observado de perto por Márquez, Pedrosa, Dovizioso e Jonas Folger, em um grupo de cinco motos. A equipe oficial da Yamaha, no entanto, vinha distante, com Rossi em décimo e Viñales em 15º.
Na quinta volta, Márquez deixou para frear no último instante da curva 10 tomando a liderança de Lorenzo. Pedrosa aproveitou o embalo e pulou para segundo e na reta de chegada recuperou a primeira posição perdida desde a primeira volta.
Assim como havia acontecido em Mugello, Lorenzo começou a ficar para trás e na volta seguinte despencou para sexto de uma só vez. Dovizioso, por outro lado crescia e, na oitava volta, deixou Márquez para trás, tomando-lhe a segunda posição.
Pedrosa, Dovizioso e Márquez corriam colados nas três primeiras posições, até que o italiano conseguiu assumir a liderança quando restavam nove voltas para o final. Na passagem seguinte foi a vez do pentacampeão pular para segundo.
Lorenzo chegou a cair para a oitava posição, onde foi ameaçado por Rossi. Entretanto, o italiano foi perdendo rendimento e não conseguiu superar o espanhol que conseguiu recuperar parte do terreno perdido, ultrapassando Alvaro Bautista, Johann Zarco, Danilo Petrucci e Folger para ficar em quarto novamente.
Dovizioso, enquanto isso comandava a corrida e, com tranquilidade cruzou a linha de chegada em primeiro, com quase quatro segundos de vantagem para Márquez. Essa foi a quarta vitória do italiano na MotoGP, categoria que compete desde 2008. O italiano agora está apenas sete pontos atrás de Viñales na tabela de pontuação.
Pedrosa foi o terceiro, com Lorenzo em quarto e Zarco em quinto, após ultrapassar seu companheiro Folger na última volta. Bautista herdou a sétima posição após a queda de Petrucci, com Rossi apenas em oitavo, Hector Barberá em nono e Viñales em 10º, após lutar muito durante a corrida. Confira aqui os resultados finais.