A equipe Yamaha de MotoGP anunciou hoje (19) Andrea Dovizioso como seu piloto de testes para os testes coletivos de Misano, nessa semana. O italiano substitui Cal Crutchlow, que ainda se recupera de uma cirurgia.
Crutchlow, que atua como principal piloto de testes e reserva da Yamaha desde 2021, fez uma cirurgia na mão direita, que ainda não está totalmente recuperada. Dovizioso, que se aposentou naquele mesmo ano, tem boa reputação no paddock como testador.
“Lamento que Cal ainda não esteja bem e espero que ele se recupere rapidamente”, disse Dovizioso. “Dito isto, estou feliz e entusiasmado por ter a oportunidade de voltar a pilotar uma moto de MotoGP e gostaria de agradecer à Yamaha por esta oportunidade. Espero poder dar o meu contributo para o desenvolvimento da moto.”
Depois que saiu da MotoGP, Dovizioso se concentrou no motocross e na administração de uma pista no norte da Itália. O três vezes vice-campeão sofreu um sério acidente no início desse ano, onde foi parar no hospital. De lá para cá, ele tem tentado se reaproximar da Categoria Rainha.
“Andrea e Yamaha têm uma relação estreita há muitos anos. ‘Dovi’ é um piloto altamente qualificado e preciso, que também tem uma compreensão clara do lado técnico do MotoGP”, disse o diretor técnico, Massimo Meregali. “Acreditamos que ele nos ajudará a recolher dados valiosos e a dar-nos um bom feedback.”
A Yamaha está se esforçando para voltar ao grupo da frente da MotoGP e tem feito contratações importantes para isso. Mesmo assim, a fabricante japonesa não consegue sair das últimas posições. No GP da Áustria, ontem, eles chegaram apenas em 16ª com Alex Rins e em 18ª com Fabio Quartararo.