A Ducati Corse realizou uma pequena entrevista com Andrea Dovizioso, confinado em sua casa, assim como todos os italianos. O piloto de 34 anos conta como é sua rotina e o que espera da próxima temporada.
Dovizioso, que é natural de Forlimpopoli, comuna italiana na província de Forlì, região da Emília-Romanha admite que jamais esperava que o coronavírus fosse capaz de parar a temporada de MotoGP e o mundo como está acontecendo. A Itália já contabiliza inacreditáveis 20 mil mortos de Covid-19.
“Ninguém esperava que a situação fosse tão ruim, então é realmente estranho. Agora é crucial ficar em casa. Sei que é difícil, mas todos temos que tentar sair somente quando necessário, também porque parece que essa medida está funcionando, então precisamos continuar assim“, comentou.
“No começo, foi bastante difícil. Minha namorada e eu fazemos algumas tarefas domésticas, mas agora as coisas mudaram um pouco. Minha filha está conosco e há muito trabalho a fazer com ela“, revelou. Mesmo assim, Dovizioso não descuida do preparo físico. “Estou treinando mais do que antes. Normalmente, nosso cronograma é apertado. Temos que treinar, mas também temos tempo para descansar e estar prontos para o fim de semana da corrida. Agora eu posso treinar o quanto eu quiser”.
Antes do cancelamento das primeiras etapas do ano, Dovizioso realizou testes na Malásia e no Catar com a nova Ducati GP20. Apesar dos problemas com os novos pneus da Michelin nas primeiras sessões, as coisas estavam melhorando quando todo o trabalho precisou ser encerrado.
“No começo, parecia que os novos pneus não estavam se adaptando bem ao nosso estilo de pilotagem e às nossas características. Mas acho que, no final, fomos capazes de melhorar a sensação geral com a moto durante o teste do Qatar“, revela. “Infelizmente, isso não significa que ficaremos bem em todas as pistas. Os pneus traseiros são diferentes e afetam muito os pneus dianteiros. Fizemos muitas voltas, mas durante um teste é difícil encontrar as mesmas condições da corrida“.
Isso, no entanto, não significa que Dovizioso esteja jogando a toalha: “É claro que entramos na nova temporada para lutar pelo campeonato”, ressalta. “Se isso é possível, vamos descobrir apenas durante a temporada, mas é sempre difícil, pois há muitos pilotos rápidos. É difícil ser o melhor, mas você precisa ter essa mentalidade para se tornar assim”.