Andrea Dovizioso precisou ser hospitalizado após sofrer um forte acidente de motocross em treinos particulares, na Itália. O ex-piloto de MotoGP precisou ser removido de helicóptero.
O acidente aconteceu hoje (9) por volta das 11h00 no Motors Park Tasso em Terranuova Bracciolini, perto de Arezzo. Trata-se de uma pista de terra/argila com saltos generosos. Dovizioso caiu com sua Yamaha e bateu a cabeça, embora as circunstâncias ainda não sejam claras.
Dovizioso foi levado de helicóptero para o Hospital Universitário de Florença, especializado em neurologoia. As primeiras informações apontam lesões no crânio. A princípio ele não corre risco de vida, mas serão feitos mais exames para descartar danos a longo prazo.
De acordo com fontes italianas, Dovizioso estaria consciente e receptivo, mas a clavícula direita, fraturada numa corrida privada em 2020, foi novamente quebrada. Vamos continuar de olho na situação para trazer informações mais precisas nas próximas horas.
Dovizioso competiu no Campeonato Mundial durante 22 anos conquistando o título mundial das 125cc em 2004 e três vice-campeonatos de MotoGP em 2017 e 2019. No total, foram 24 vitórias, 20 poles e 22 voltas mais rápidas em 346 corridas.
A aposentadoria chegou após o GP de San Marino de 2021 e desde então Dovizioso vem se dedicando a sua outra grande paixão: o motocross. É gestor do “Parque 04” perto de Faenza, anteriormente conhecido como “Monte Coralli” e que já sediou corridas da MXGP no passado.
ATUALIZAÇÃO: Dovizioso publicou um foto bastante tranquilizadora em suas redes sociais onde aparece completamente consciente, sem danos cerebrais, mas aparentemente com a clavícula quebrada e danos em ambos os braços. O piloto de 38 anos deixou essa mensagem para os fãs:
“Desta vez consegui realmente uma boa rebatida. Minha coleção de fraturas está aumentando, mas o mais importante é que a tomografia computadorizada deu negativa. Hoje farei mais testes e contarei a todos vocês como foram. Um grande obrigado ao meu técnico Yuri Naldini, que está sempre ao meu lado, a todos que me ajudaram e à equipe médica do hospital. Obrigado também a todos que me enviaram mensagens. Continuarei lendo todas.“