Andrea Dovizioso confirmou os bons sentimentos da pré-temporada com mais uma vitória emocionante ontem (18) no Grande Prêmio do Catar, primeira etapa da MotoGP em 2018. Depois da prova, o italiano contou como fez para sair recuperar oito posições e controlar os ataques de Marc Márquez na última volta.
Dovizioso marcou apenas o quinto melhor tempo durante os treinos de classificação e ainda recuou para oitavo nas primeiras voltas da corrida. Mas, como já lhe é característico, o italiano manteve a calma e ultrapassou os adversários, um por um.
“Estou muito feliz com esta vitória porque confirmamos as melhorias feitas durante o inverno e consegui gerenciar bem a corrida, apesar de ter feito um mau começo“, explicou Dovizioso. “Na primeira volta eu tive que diminuir o ritmo, caso contrário teria batido em Rins“, revelou. “Mas depois comecei a ganhar algumas posições tentando não arruinar os pneus“.
O vice-campeão se tornou um candidato à vitória nas últimas voltas, quando ultrapassou Valentino Rossi, Márquez e Johann Zarco, que liderava desde a largada. Mas, na última volta, Dovizioso sabia que receberia um ataque do espanhol com a qual duelou da mesma forma no GP da Áustria e do Japão no ano passado.
“Depois de passar Zarco tentei abrir uma lacuna para Márquez e Rossi, mas não tinha mais aderência e não consegui aumentar minha liderança“, continuou. “Na última curva, tive que ter muito cuidado porque sabia que Márquez tentaria me passar e assim foi. Ele me fechou mais do que na Áustria e no Japão, mas cortei por dentro e aproveitei a potência da minha Desmosedici para ficar à frente. Mais uma vez foi uma grande satisfação“, encerrou.
Com a vitória, Dovizioso começa o ano na liderança do campeonato com 25 pontos. Márquez está com 20 e Valentino Rossi – que fez uma corrida igualmente impressionante – em terceiro com 16. A próxima etapa acontece na Argentina, em 8 de abril.