Andrea Dovizioso, mais uma vez optou pela elegância ao comentar o Grande Prêmio da Valência disputado hoje (12) que decidiu o título em favor de Marc Márquez. Além de minimizar a polêmica com Jorge Lorenzo, o italiano parabenizou o adversário campeão do mundo. “Ele merece“, reconheceu.
Dovizioso, que havia largado apenas na nona posição, escalou para quinto ainda nas primeiras voltas, mas ficou preso atrás de seu companheiro de equipe Jorge Lorenzo, que apesar de ter recebido avisos para deixá-lo passar, preferiu ignorar as ordens.
“No início da corrida, eu poderia ultrapassá-lo, havia alguns pontos onde Lorenzo era mais rápido, mas em outros mais lento, então eu decidi segui-lo e, na verdade, depois ele conseguiu ter um bom ritmo e isso me ajudou a estar lá, sendo rápido, algo que durante o fim de semana não consegui. Por isso consegui ficar com os líderes até o fim, foi bom ver Jorge tão rápido.”
Perto do final da corrida, Dovizioso chegou a vislumbrar uma chance de ser campeão, quando Márquez cometeu um erro que o colocou em quinto lugar. O italiano tentou forçar para alcançar os líderes Dani Pedrosa e Johann Zarco, mas logo ficou evidente de que não tinha velocidade suficiente para isso, escorregando na curva 14.
“Tentamos até o final e estou muito feliz que tenha sido assim. Quando vi que Márquez tinha errado e saído da pista, passei a forçar muito para tentar ganhar, o que não permite qualquer tipo de margem para erros. Mas eu ainda estou feliz. Eu realmente não me sinto mal com o que aconteceu porque sabíamos que seria difícil, nós tentamos, nós temos que considerar bom.”
Por fim, Dovizioso fez questão de elogiar Márquez: “ele merece, ganhou e ele fez muito bem, fez a diferença este ano, parabéns a ele e à equipe“, finalizou. O italiano encerra o ano como vice-campeão, 37 pontos atrás de Márquez.