Há um ano, Andrea Dovizioso era o favorito para assumir uma vaga na Aprilia, moto que acaba de vencer uma corrida com Aleix Espargaró. Em vez disso, o italiano ocupa as últimas posições com a RNF Yamaha. O três vezes vice-campeão apostou no cavalo errado?
Depois de deixar a Ducati, no final da temporada 2020, Dovizioso completou um total de nove dias de testes com a Aprilia RS-GP entre abril e julho de 2021. O italiano era o favorito para assumir uma vaga, mas preferiu fechar um acordo com a recém formada equipe satélite RNF Yamaha (ex Petronas SRT), com direito a uma YZR-M1 de fábrica.
Enquanto isso, a Aprilia trouxe Maverick Viñales da Yamaha e, ao lado de Espargaró, a motocicleta está entre as melhores do campeonato de 2022, tendo vencido o GP da Argentina com autoridade. Por outro lado, a Yamaha passa por dificuldades com todos os seus pilotos. O melhor resultado de Dovizioso até agora é um 14º, no Catar.
“Não, não me arrependo – mas não porque não quis trabalhar com a Aprilia. Estou mesmo muito contente com os resultados deles. Porque no pouco tempo que os conheci, vi que o ambiente era muito descontraído e produtivo. Estou feliz por eles e também quero parabenizar o Aleix porque no final ele trouxe a moto para a linha de chegada“, disse Dovizioso durante o GP dos EUA.
“Há vários exemplos que mostram que é preciso uma mistura de coisas para obter resultados. Se você dissesse, por exemplo, que Viñales não é forte, isso seria um absurdo. Ele é um piloto de ponta, mesmo sendo mais lento que Aleix“, explica Dovi. “Isso acontece porque Espargaró está na moto há x anos e passou por todos os estágios de desenvolvimento, desde o momento em que ainda não eram competitivos até o momento em que eram.”
Dovizioso não entrou em detalhes, mas apontou que as negociações com a Aprilia não o garantiam como primeiro piloto: “Havia uma opção para eu ficar com a Aprilia, mas provavelmente teria me tornado piloto de testes e parado de correr com base nas minhas próprias decisões“, revelou. “Papo de botequim é uma coisa, mas se quisermos entrar em detalhes, sempre há explicações para o porquê de certas coisas acontecerem.“
Por fim, Dovizioso reiterou que não tem qualquer sentimento negativo com a Aprilia: “Como eu disse: estou feliz por eles terem passado por este maravilhoso fim de semana na Argentina. Eles fizeram um trabalho particularmente bom e mereceram. Não vejo isso como uma decepção para mim. Não sou do tipo que fica remoendo. É por isso que eu não digo: ‘Cara, se eu tivesse ficado com a Aprilia, eu teria vencido.’ Não funciona assim.“