Andrea Dovizioso foi o mais rápido hoje (10), no primeiro dia de testes coletivos de Losail, no Catar. O piloto da Ducati cravou o tempo de 1min54s819, colocando 0s360 de vantagem sobre Maverick Viñales, o segundo. Marc Márquez sofreu um acidente.
Pilotando a nova Ducati GP17 Desmosedici, Dovizioso percorreu 36 voltas sendo o único a girar na casa de 1min54s. O tempo do italiano quebrou o recorde da pista estabelecido por Jorge Lorenzo (1min54s927) no ano passado. Viñales, que rodou bem mais (60 voltas), assegurou a segunda posição apenas nos últimos minutos da sessão.
Quem também andou pouco, mas rápido foi Cal Crutchlow, que ficou com a terceira melhor marca apenas na 28º de 28 voltas. Assim, apenas os três conseguiram superar a grande surpresa do dia, Karel Abraham, que com a Ducati da equipe Aspar figurou o tempo todo entre os primeiros e encerrou o dia em quarto, apenas sete décimos atrás de Dovizioso.
O desempenho do piloto checo foi tão bom que o colocou à frente de Jorge Lorenzo. Bem mais à vontade no circuito de Losail do que nos últimos testes em Phillip Island, o espanhol percorreu 46 voltas com a GP17 e, na verdade, ficou apenas três milésimos acima do tempo de Abraham.

Quem também surpreendeu foi Jonas Folger. Mais uma vez mostrando estar à vontade com a Yamaha M1 da equipe Tech3, o alemão assegurou a sexta posição com o tempo de 1min55s840, treze milésimos mais veloz do que Valentino Rossi. O italiano figurou entre os primeiros ao longo do dia, mas no final despencou para sétimo, após percorrer 48 voltas.
Igualmente discreto foi o desempenho de Dani Pedrosa, apenas o oitavo colocado após estabelecer sua melhor volta na 28º de 38 passagens. O bicampeão da Moto2 Johann Zarco e o italiano Andrea Iannone da Suzuki completaram os dez primeiros. Veja os resultados completos aqui.
Você deve estar se perguntando onde está Marc Márquez. O espanhol ficou apenas na 12º posição com os tempos registrados nas primeiras horas do dia. O espanhol, que já havia sofrido um acidente saiu para experimentar uma nova carenagem aerodinâmica em sua Honda RC213V, mas acabou caindo novamente e encerrou a sessão mais cedo.
Os acidentes de Márquez não foram os únicos, no entanto. A sessão foi bastante acidentada, com Pol Espargaro (Red Bull KTM) e Andrea Iannone caindo na curva 2 e chegando a ocasionar o acionamento da bandeira vermelha. Os testes continuam amanhã.