Andrea Dovizioso venceu hoje (30) o Grande Prêmio da Malásia de MotoGP, no circuito de Sepang. O italiano da Ducati deixou para trás o conterrâneo Valentino Rossi com uma decisiva ultrapassagem a cinco voltas do final e se tornou o nono vencedor diferente na temporada 2016. Jorge Lorenzo completou o pódio.
A largada da categoria principal, programada para as 15h (5h00 da manhã no Brasil) começou com um atraso de 20 minutos, devido à forte chuva que atingiu o circuito de Sepang no momento em que os pilotos se preparavam para ir à pista.
Quando as luzes vermelhas se apagaram, Lorenzo disparou na ponta, mas antes do final da primeira volta, a liderança mudou de mãos várias vezes, ficando com Rossi, seguido por Dovizioso, Marc Márquez e Andrea Iannone.
Iannone, ausente há quatro corridas pilotava com muita vontade e veio ultrapassando todos, assumindo a ponta da corrida na terceira volta. O italiano passou a ser seguido de perto por Rossi, Dovizioso, Márquez e Cal Crutchlow, que já havia ultrapassado Lorenzo e vinha em quinto.
Na metade da corrida, Iannone e Rossi realizavam uma bela briga pela liderança, se alternando na ponta. Dovizioso, Márquez e Crutchlow vinham logo atrás, enquanto Lorenzo ficara para trás. Como a chuva havia praticamente parado, as condições da pista passavam a melhorar volta após volta.
Restando oito voltas para o final, Rossi finalmente conseguiu se livrar de Iannone, que também acabou perdendo a segunda posição para Dovizioso. Márquez e Crutchlow, por outro lado, deram adeus à prova com acidentes na mesma volta: o inglês na curva 2 e o espanhol na curva 11.
Isso deixou Rossi, Dovizioso e Iannone folgados nas três primeiras posições. Mas o italiano da Ducati #29 foi o próximo a escorregar e ficar de fora da corrida. Quem lucrou com todos esses acidentes foi Lorenzo, que herdou a terceira posição, seguido pela dupla da Avintia, Loris Baz e Hector Barberá, em quarto e quinto, respectivamente.
A cinco voltas do final, Rossi, que estava no limite, cometeu um pequeno erro na freada para a curva 1, passando do ponto e permitindo a ultrapassagem de Dovizioso. A Ducati GP16 passou a render como nunca e, dessa vez, o eneacampeão não tinha mais forças para continuar brigando pela liderança.
Tudo o que Dovizioso precisava era continuar sem erros e foi o que ele fez, cruzando a linha de chegada com três segundos de vantagem para Rossi. Essa foi a segunda vitória do italiano na MotoGP, o que não acontecia desde o Grande Prêmio da Inglaterra de 2009, correndo pela Honda.
Com a segunda posição Rossi assegurou o vice-campeonato de 2016. Sete segundos atrás, Lorenzo completou o pódio, enquanto que Barberá conseguiu ultrapassar Baz nas últimas voltas para chegar em quarto. Maverick Viñales completou os seis primeiros. Confira aqui os resultados completos.