O Doutor Xavier Mir, conhecido por tratar dos pilotos de MotoGP contou mais detalhes da cirurgia no ombro realizada em Marc Márquez, nessa semana. O cirurgião disse que o procedimento foi complicado e ficou impressionado em como o piloto conseguiu lidar com seu estado.
Márquez vinha sofrendo de contínuos deslocamentos no ombro esquerdo, como resultado de seguidos acidentes ao longo dos anos. Contudo, o espanhol só autorizou uma intervenção cirúrgica após o término da temporada.
“Como a cabeça do úmero saía em todas as direções, fizemos duas coisas: primeiro, uma cirurgia aberta, colocando uma ponta óssea na frente e depois, por artroscopia reparamos os ligamentos da parte por trás, já que o braço ia em todas as direções“, disse o cirurgião ao jornal Marca. “As duas técnicas se uniram. É complexo, e associamos os dois tipos de cirurgia que são feitos neste tipo de lesão“, explicou.
Mir se mostrou surpreso em ver como Márquez conseguiu realizar toda a temporada nestas condições. “Foi muito complicado“, disse o cirurgião e traumatologista. “Se deslocava muito facilmente, não podia continuar assim. Eu quase não entendo como ele conseguiu vencer o Mundial assim, mas é o que é. Isso lhe dá mais mérito“, aponta.
Mir acredita que o preparo físico de Márquez colaborará para encurtar o período de recuperação, mas o piloto da Honda precisa colaborar. “Se não imobilizar o ombro não ficará bom, mas ele está muito consciente. Ele viu que era uma operação muito séria e difícil“, revelou. “Vai correr tudo bem, mas os prazos devem ser cumpridos para que as coisas que fizemos sejam curadas“, conclui. Os testes retomam apenas em fevereiro.