Em fevereiro Wayne Rainey anunciou que voltaria a pilotar a sua Yamaha pela primeira vez em 29 anos no Festival de Goodwood. Agora, para completar o êxtase dos fãs, seus contemporâneos, Mick Doohan, Kevin Schwantz e Kenny Roberts vão acompanhá-lo nesse momento histórico.
Rainey foi o piloto a ser batido nas 500cc no início dos anos 1990 conquistando três títulos consecutivos. Essa trajetória, que tinha tudo para ir mais longe, foi interrompida após um acidente em Misano 1993. O norte-americano ficou paralisado da cintura para baixo encerrando uma carreira brilhante.
Por anos, Rainey não quis mais saber de motos e até chegou a pensar em suicídio. Com a ajuda da família, amigos e até dos rivais (como Eddie Lawson e Kevin Schwantz) o californiano voltou às corridas nos boxes da Yamaha. Hoje é um dos cabeças do MotoAmerica, o principal campeonato de superbikes nos EUA.
Por isso esse reencontro de Rainey com a sua Yamaha de competição é tão emblemático. O lugar não poderia ser melhor, o Festival de Goodwood, que anualmente celebra os anos de ouro do automobilismo e motociclismo na Inglaterra. Com a presença de Doohan, Schwantz e Roberts, tudo fica ainda mais emocionante.
“Estou realmente ansioso para voltar a Goodwood – já faz alguns anos desde minha última visita”, disse Doohan. “Será um momento muito memorável ver Wayne de volta em duas rodas – acredito que seja a primeira vez em uma moto de corrida desde seu acidente em 1993. Poder andar com ele no Festival é sensacional e será um verdadeiro espetáculo”.
“Depois de ter passado a maior parte da minha vida viajando pelo mundo, é preciso muito para eu querer sair de casa hoje em dia, mas depois de ouvir que Wayne estará montando sua Yamaha YZR500 em Goodwood, eu tinha que estar lá para testemunhar esta ocasião incrível“, disse Roberts, que foi chefe de equipe de Rainey. “Posso prometer que não haverá olho seco na casa. Vai ser uma festa”.
“Andar com uma moto de 500cc ao lado de Wayne Rainey é algo que realmente sustentou toda a minha vida. Ser capaz de ter essa experiência novamente – e faz tanto tempo desde que Wayne está sem sua moto de corrida – será inacreditável“, disse Schwantz, que foi o maior rival de Rainey nas pistas. O texano é, até hoje, o principal embaixador da Suzuki.
O Festival de Goodwood acontece esse ano entre 23 e 26 de junho no circuito homônimo com ingressos disponíveis online a partir de 47 libras. Não é barato, mas se você estiver na área, faça um favor a você mesmo e não perca essa oportunidade, que pode ser única na vida.