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Doohan concorda que a Honda foi “um pouco arrogante” com Rossi em 2003

Lucas Carioli 25 de janeiro de 2022




O site oficial da MotoGP está aproveitando as férias de inverno para publicar os vídeos “Tales of Valentino”, uma série de episódios sobre os momentos mais marcantes da carreira de Valentino Rossi. Na quarta parte é abordada a saída do piloto da Honda em 2003 com comentários de outra lenda, Mick Doohan.

Como se tornou bem notório, Rossi deixou a Honda no final de 2003 após três títulos consecutivos, insatisfeito com o tratamento que recebia. O italiano decidiu arriscar ao ir para a Yamaha no ano seguinte, fabricante que não vencia um título mundial desde 1992. O resto, como sabemos, é história.

“A Honda, na minha opinião, estava sendo um pouco arrogante“, diz Doohan. “Comigo eles ganharam muito durante os anos 1990 e depois também com Valentino, então naquela época eles achavam que eram os anfitriões, que não precisavam fazer nada. Estavam confiantes demais com o produto que tinham, não estavam respeitando o trabalho que Valentino estava fazendo por eles“, reconhece.



Doohan, que quase teve a carreira encerrada após um seríssimo acidente nos treinos para o GP da Holanda de 1992, conquistou cinco títulos consecutivos para a Honda entre 1994 e 1998. O australiano de Brisbane sempre se manteve ligado à fabricante japonesa e quando viu que Rossi ia sair aconselhou-os a, pelo menos manter sua equipe técnica.

“Também estava falando com a Honda, com os chefes, insisti que tinham de segurar o Jeremy Burgess e todos os membros da sua equipe, porque Rossi ia sair e ia levá-los com ele“, revelou. O australiano Burgess foi chefe dos mecânicos de Doohan e também de Rossi entre 2001 e 2012 acompanhando-o na Honda, Yamaha e Ducati.

É claro que Valentino também deu a sua versão: “Para todos, a Honda era a melhor moto e era mesmo. Mas também na Honda eles pensavam ‘podemos ganhar com a Vale, mas se ele sair, podemos ganhar com o Gibernau, com o Biaggi, podemos ganhar com muitos pilotos’. A Honda não me tratava como número um“, explicou.

“Era tipo ‘sim, você é um piloto de fábrica, mas você tem que nos agradecer se você vencer‘”, continuou Valentino. “Mas quando eu estava no circuito, não via dessa forma, achava que era o mais rápido. Nesse momento comecei a pensar que tinha que fazer uma mudança“, lembrou. Rossi venceria pela Yamaha os títulos de 2004, 2005, 2008 e 2009.




Tags: Honda HRC Mike Doohan MotoGP Valentino Rossi

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