Mike Doohan comentou sobre a situação atual da Honda na MotoGP que, com Marc Márquez fora de forma, ocupa apenas a quinta posição na classificação do campeonato.
Em sua última participação no podcast “In the Fast Lane”, Doohan – que correu toda a carreira pela Honda e ainda mantém um relacionamento próximo da marca japonesa – disse que a RC213V está realmente pior do que antes devido à debandada de alguns engenheiros, o que está sendo corrigido para 2022.
“Acho que Márquez realmente não está em forma neste momento. A moto também saiu um pouco do caminho, a Honda claramente não é a moto de antes“, disse Doohan. “Quando eu estava na Honda, a cada dois ou três anos eles renovavam alguns engenheiros. Eles conseguiram de volta alguns engenheiros que tinham no passado, acho que eles trouxeram novas pessoas em 2022.“
Doohan tem coisas em comum com Marc Márquez. Além do talento extraordinário, o australiano também precisou se recuperar lentamente de um gravíssimo acidente no GP da Holanda de 1992, que quase amputou a sua perna direita. Por isso, ele acha que o espanhol virá bem mais forte em 2022.
“Marc está apenas começando a ter alguma força física no braço dele, então acho que tem sido esse o problema. Ele ainda está se recuperando“, continuou. “Nas últimas semanas ele está diminuindo a diferença com os da frente, nas curvas para a esquerda é muito mais fácil agora por causa do braço esquerdo. Ele ainda é jovem, tem 27 anos. Com o talento que tem e se a Honda conseguir tornar a moto consistente novamente certamente pode lutar por outro título.“
Doohan e Márquez aparentemente tem um relacionamento mais próximo do que o social. Nas últimas semanas, o espanhol disse que conversou com o australiano pelo telefone, que deu alguns conselhos sobre sua recuperação. A próxima etapa acontece em 24 de outubro em Misano, na Itália.