No mês passado, dissemos que a Kawasaki poderia construir uma nova Ninja ZX-10RR para interromper a série de vitórias da Ducati no Mundial de Superbike. Agora, documentos do Conselho de Emissões da Califórnia (CARB) sugerem que a marca verde pode realmente estar tramando novidades para o final do ano.
Este é o órgão responsável por receber e analisar os dados de emissões de poluentes dos veículos produzidos pelas montadoras no estado californiano, que é um dos mais severos nesse quesito e também um dos mais importantes para o motociclismo norte-americano, graças à permissão do lane splitting, escolas de pilotagem, etc.
De acordo com a análise do Asphalt and Rubber, os documentos previstos para 2019 continham a presença dos modelos Kawasaki Ninja ZX-10R e ZX-10RR no mesmo pacote. Entretanto, para 2020, apenas o primeiro modelo está listado deixando a versão mais brava de fora.
Os motivos que podem ter levado o CARB a fazer isso são vários. Pode ser que a Kawasaki ainda não tenha decidido sobre seus planos para o próximo ano ou que simplesmente a Califórnia não receba o modelo 2020 da Ninja ZX-10RR, mas não parece ser o caso.
A hipótese mais provável é de que o modelo 2020 da Ninja ZX-10RR exigiria um arquivamento de documentos separado, o que significa índices de emissões completamente diferentes, consequência de um novo motor provavelmente ajustado apenas para utilização em pistas de corrida.
Em 2019, a Ducati interrompeu uma sequência de quatro anos de títulos de Jonathan Rea e da Kawasaki, um dos períodos mais longos da história do campeonato. Isso só foi possível graças a introdução da Panigale V4 R, versão de homologação da superbike que tem o DNA da Desmosedici GP15 de MotoGP.
Mordida, a Kawasaki disse que a Panigale V4 R era uma MotoGP com homologação para andar nas ruas e que podem fazer o mesmo, se quiserem. Uma verdadeira corrida armamentista pode estar começando no Mundial de Superbike, o que pode ser bom para nós. Ou não? O que você acha?