Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Endurance
    • Road Racing
      • Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Documento revela intenções da KTM de se estabelecer no Brasil

Lucas Carioli 30 de abril de 2024

Esperada no Brasil há muito tempo, a KTM parece mais próxima de estabelecer uma fábrica no Brasil. Foram descobertos documentos que revelam as movimentações da marca austríaca com essa intenção.

A KTM do Brasil encaminhou um documento ao Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (CODAM) responsável pelo desenvolvimento econômico e social e na formulação da política de incentivos fiscais e extrafiscais do Estado, sede de todas as fábricas de motos do país.

De acordo com o documento, o objetivo dos austríacos é produzir em Manaus motocicletas acima de 100 cm³ e de 450 cm³, com um projeto de investimento fixo que totaliza quase R$ 30 milhões para três anos. O investimento financeiro ultrapassa os R$ 67 milhões.

O documento ainda detalha a necessidade de mão de obra: 39 vagas diretas de emprego diretas e 20 indiretas no primeiro ano, totalizando 106 vagas ao final do período de três anos. Na verdade, o CODAM aprovou esse projeto (e outros) em uma reunião em 25 de abril.

Há muitos anos que uma fábrica da KTM é aguardada no Brasil. As famosas motos laranjas chegaram por aqui apenas através de importadores independentes ou através de parcerias, atualmente pela concessionária Factory Powersports com montagem feita na fábrica da Dafra.

As coisas começaram a se movimentar nessa direção no ano passado, quando a Bajaj Auto, parceira da KTM na Ásia, anunciou suas intenções de estabelecer uma fábrica no Brasil. É bastante provável que as duas marcas (além da Husqvarna) concentrem sua produção na mesma fábrica.

E quais motos devemos ver no Brasil? Certamente as flagships da KTM pelo mundo, principalmente a 390 Duke, que foi inteiramente reformulada para esse ano, além da 390 Adventure e suas cobiçadas irmãs maiores, como a 1290 Super Adventure, rival histórica da BMW R1300GS.

A marca pertence ao ambicioso empresário austríaco Stefan Pierer que junto de seu grupo, Pierer Mobility AG, detém ainda os direitos da sueca Husqvarna, da espanhola GASGAS e, mais recentemente, da italiana MV Agusta, cujas ações (51%) foram adquiridas no início desse ano.

Isso ainda nos dá margem para sonhar com a volta da MV Agusta ao Brasil? Absolutamente. Mas, por enquanto não há nenhuma informação oficial da KTM ou de seu grupo sobre essas informações aqui apresentadas, de modo que, como sempre, teremos que esperar para ver.

Tags: KTM Segredos Slider

Continue Reading

Previous: Yamaha está desenvolvendo transmissão semi automática para a MT-07
Next: Yamaha pode estar preparando “edição final” para a R1

Leia também

Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos
  • Segredos

Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos

22 de maio de 2025
Ducati também está desenvolvendo transmissão automática
  • Segredos

Ducati também está desenvolvendo transmissão automática

21 de maio de 2025
BMW F450GS flagrada em testes
  • Segredos

BMW F450GS flagrada em testes

13 de maio de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.