A MV Agusta “Reparto Corse”, divisão de competições da marca italiana anunciou essa semana a chegada da F3XX, versão de competição da superbike média que será disponibilizada para quem quiser (ou puder) pagar. O modelo compete no World Supersport, categoria intermediária do Mundial de Superbike.
O modelo estreou justamente na última etapa do campeonato, realizada em Imola na Itália, onde já conquistou um pódio. Ou seja, a publicidade perfeita para o lançamento da F3XX, que contém os melhores componentes de competição que você possa imaginar.
As carenagens, por exemplo, são totalmente em fibra de carbono. O chicote de fiação foi recondicionado, encurtado e possui um datalogger integrado. O painel original de LCD foi substituído por outro de TFT. Potenciômetros foram instalados para que você possa analisar a sua volta pelo circuito curva a curva em detalhes.
A F3 standard conta com um motor de 798 cm³ com três cilindros em linha, capaz de render 148 cv a 13.000 rpm e 8,97 kgf.m de torque a 10.600 rpm. A MV Agusta não foi muito detalhista sobre o que fez para melhorá-lo, mas eles garantem que a F3XX agora oferece 160 cv, o que combinado ao peso pluma de 145 cv deve torná-la muito interessante de se pilotar.
Um dos detalhes adicionais é o novo sistema de exaustão SC1-R na configuração “3×1” desenvolvido com exclusividade pela SC-Project, a mesma marca que fornece os escapamentos da Honda de Marc Márquez. Os freios, como não poderiam deixar de ser, são da Brembo, modelo “T-drive”, com discos de 320mm.
Naturalmente, a F3XX não será produzida em larga escala. Pelo contrário, sua confecção é praticamente feita a mão e em pequenos lotes. Sim, isso significa que o modelo não será nada barato. Tanto é que a divisão não está nem disposta a falar sobre preços. Em vez disso pede aos que estão interessados a contatá-los pessoalmente para uma cotação.