Além da Z900RS, a Kawasaki disponibiliza no exterior outro modelo retrô, a W800. Em 2020, a bicilíndrica ganhou uma versão ainda mais atraente, que homenageia a W1 original de 1966.
Apresentada no Salão de Tóquio, a nova W800 se diferencia do resto da linha por ter um aro dianteiro de 19 polegadas, ao invés de 18 polegadas como as versões Street e Café. O guidão está em uma posição mais alta e à frente, criando uma ergonomia relaxada.
As tampas do motor da nova W800 são cromadas, assim como os pára-lamas dianteiro e traseiro, guidão, pedal de controle, espelhos, suporte do farol, garfos, tampa da corrente e tampa do filtro de óleo. Detalhes em cromo também foram adicionados ao tanque.
Mecanicamente, a W800 é semelhante as demais versões, possuindo um motor de dois cilindros paralelos de 773 cm³ capaz de produzir 47 cv a 6.000 rpm e 6,41 kgf.m de torque a 4.800 giros. O câmbio tem apenas cinco marchas.
O chassi consiste em um tradicional quadro de berço duplo de aço, com garfos de 41 mm e amortecedores traseiros ajustáveis na pré-carga. Um único disco dianteiro de 320 mm com pinça de dois pistões garante a frenagem dianteira,enquanto a roda traseira usa um único disco de 270 mm. O ABS é padrão.
Os escapamentos estilo “peashooter” também lembram a W1 original, mas atendem aos requisitos emissões de poluentes do Euro5. O mesmo pode ser dito do farol, que embora seja redondo, possui iluminação em LED. A Kawasaki W800 será oferecida nos EUA e na Europa por $ 9.199, o equivalente a R$ 40.000. Será que faria sucesso no Brasil?