Spa-Francorchamps de volta à MotoGP? Esse sonho parecia impossível, mas tem gente trabalhando para torná-lo realidade em pouco tempo. O lendário circuito belga pode ocupar uma vaga no calendário a partir de 2020.
A possibilidade foi dita ao jornal belga “La Dernière Heure”, por ninguém menos do que Nathalie Maillet, diretora do circuito de Spa-Francorchamps. Ela afirma já ter ido à Espanha conversar com a Dorna a respeito do assunto.
“Eu quero obter grandes eventos como a MotoGP. Recentemente, passei um dia em Madri para debater com os organizadores da categoria. As instalações necessárias para acomodar novamente o motociclismo não são inviáveis“, disse a administradora do circuito, Nathalie Maillet. “Além disso, já existem dois circuitos, hospedando a Fórmula 1 e MotoGP. Vou estudar o assunto mais profundamente este ano, especialmente em termos de rentabilidade e retorno econômico para a região. Não seria antes de 2020. Eu projetei a longo prazo.“
A declaração está causando bastante repercussão na imprensa europeia e até Didier de Radigues, ex-piloto belga (e vencedor do Grande Prêmio da Bélgica de 1983) já deu sua declaração de total apoio ao projeto.
“Se o projeto for bem sucedido, seria simplesmente fantástico! A pista de Spa contrasta com outros circuitos ‘higienizados’ da atualidade, concebidos, em sua grande maioria, pelo mesmo engenheiro“, disse o ex-piloto. “Para um motociclista é um dos circuitos onde temos o maior prazer e rapidamente alcançaria um lugar de destaque no calendário tornando-se tão mítico como para a Fórmula 1. “
O Grande Prêmio da Bélgica fez parte do calendário da MotoGP desde a temporada inaugural em 1949 até 1990, quase todos em Spa-Francorchamps, com exceção de 1980, quando a prova foi realizada no circuito de Zolder.