Apesar de Valentino Rossi ter deixado a equipe de fábrica da Yamaha, o diretor da marca na MotoGP, Lin Jarvis garante que a importância do italiano no desenvolvimento da moto continua intacta.
Rossi pilotou pela Yamaha a maior parte da sua carreira. De 2004 a 2010, onde venceu quatro títulos mundiais e novamente entre 2013 e 2020, onde acrescentou mais 10 vitórias e dois vice-campeonatos.
“O desenvolvimento da moto será liderado mais pela equipe de fábrica, mas Rossi ainda é uma parte muito importante da nossa coleta de dados, dada sua experiência e anos conosco“, explicou Jarvis ao site Crash.net.
“Por um lado certamente haverá uma mudança, porque estará numa equipa satélite como a Petronas, mas por outro lado não haverá diferenças porque Valentino vai conduzir uma M1 oficial, com as mesmas especificações da nossa equipe“, continuou.
A Yamaha foi considerada a melhor moto da temporada 2020. Mas apesar de ter vencido sete corridas, eles perderam o título para a Suzuki. Para 2021, Jarvis afirma que a forma de desenvolver a motocicleta deve seguir a mesma.
“No momento, pensamos que não haverá grandes mudanças na forma como desenvolvemos a M1“, disse. “O desenvolvimento será conduzido mais pela equipe oficial, mas Rossi e Morbidelli certamente também estarão envolvidos. O que nossos pilotos podem fazer é trazer a sua experiência e dizer o que precisam, mas repito, a forma como a moto se desenvolve em 2021 não vai mudar muito”.
A marca dos diapasões foi a primeira a divulgar a data de apresentação da sua equipe para 2021. Devido à pandemia, o evento só vai acontecer online no dia 15 de fevereiro. Os primeiros testes pré-temporada começam em 3 de março em Losail, no Catar.