O diretor gerente da BMW Motorrad, Stephan Schaller minimizou o impacto dos veículos elétricos de duas rodas nos próximos anos. Para o executivo, o crescimento de sua oferta é inevitável, mas eles não tomarão completamente conta do mercado.
Schaller conversou com a divisão italiana da revista Motociclismo, onde comentou sobre a expansão ainda tímida das motocicletas elétricas. O alemão acredita que um salto será dado ainda em 2018, mas sua propagação não deve ir além da mobilidade urbana.
“As elétricas vão aumentar, mas acredito que sua difusão será limitada aos veículos na cidade. Basicamente serão scooters como o nosso C Evolution ou o Concept Link apresentado em 2017. Estou convencido de que 2018 verá um aumento significativo nas vendas desses modelos. Eu acho que estou falando de scooters e não de motocicletas. Construir uma moto elétrica certamente não é um desafio tecnológico insuperável. Podemos resolver todos os problemas, mas você imagina reabastecer eletricidade no deserto?” (Stephen Schaller)
Sobre a tecnologia híbrida, Schaller também se manteve cético: “Conhecemos a tecnologia para que isso aconteça, tanto que temos um protótipo que funciona em nossas pistas de teste, mas a questão é sempre a mesma: o preço final inevitavelmente aumenta, o cliente aceitará isso?”, indagou.
Ainda assim, Schaller reafirmou que a BMW continuará investindo nas motos elétricas: “O objetivo é duplicar a quilometragem em alguns anos. Nos carros já está acontecendo e estamos trabalhando duro nesta direção, como no caminho da redução de peso“, revelou. “O C Evolution pesa 275 kg, mas o Concept Link vai pesar muito menos e será um compromisso interessante entre a autonomia necessária para a condução da cidade e o máximo desempenho“, aposta.
Revelado como conceito em maio de 2017, o “Concept Link”, além de ser elétrico possui uma série de gadgets que mudarão completamente a forma de andar de moto. “Chegará dentro de três anos, e será muito próximo do protótipo original, com com estilo, acessórios e equipamentos técnicos“, garante.