A Direção de corridas avaliou uma possível irregularidade cometida por Marc Márquez e a equipe Honda no Grande Prêmio da Alemanha, realizado hoje (17) em Sachsenring. A infração pode ter acontecido na troca de motos.
Segundo a imprensa espanhola e testemunhas, ao efetuar a troca Márquez teria encontrado a segunda moto com a primeira marcha já engatada e a embreagem acionada por um mecânico, para que a perda de tempo fosse a mínima possível.
O problema é que, através de um comunicado emitido antes da corrida às equipes e aos jornalistas em Sachsenring ficou combinado que tal procedimento não mais seria aceito por ser considerado muito perigoso: “o controle da embreagem passa das mãos do mecânico para o piloto“, dizia a carta.
Assim, o piloto que fosse visto fazendo o procedimento seria acusado de “condução imprudente causando perigo” podendo ser penalizado de acordo com os artigos 1.21.2 e 1.21.17 do regulamento esportivo da MotoGP.
Mas, segundo o jornalista David Emmet do prestigiado site Motomatters, Márquez não deverá ser punido. Em seu Twitter, ele explica que os diretores Mike Webb e Danny Aldridge tiveram acesso à telemetria da Honda, onde se constatou de que a embreagem estava acionada, mas a 1º marcha (que é o que importa) não estava engatada.