Diogo Moreira venceu hoje (15) o Grande Prêmio da Indonésia de Moto3, realizado no circuito de Mandalika. Confirmando o domínio apresentado nos treinos oficiais, o piloto de 19 anos conquistou a primeira vitória no Campeonato Mundial – com motores a combustão – desde Alex Barros em 2005.
Moreira (MT Helmets-MSI) já havia sido o mais rápido desde o primeiro treino na sexta-feira (13) e também assegurou a sua primeira pole position ontem (14). Mas a corrida, como sempre acontece na Moto3, foi um thriller agitado de 20 voltas.
Moreira manteve a ponta na largada, mas Daniel Holgado (KTM Tech3) se apresentou forte e assumiu a liderança por longos trechos. Depois recebeu duas penalidades por voltas longas (a segunda convertida em penalidade de 3 segundos) o que minou suas chances de vitória.
O líder do campeonato, Jaume Masia (Leopard Racing) também assumiu a liderança algumas vezes, assim como a relevação holandesa Collin Veijer (Husqvarna), mas Moreira manteve-se sempre próximo da ponta no comboio compacto de pilotos que sempre caracterizaram as corridas de Moto3.
Na última volta, ocorreram múltiplas mudanças de liderança e posição com Moreira cruzando a linha de chegada 0s107 a frente de David Alonso (GasGas) e de David Muñoz (BOE Motorsports). É a primeira vitória de um brasileiro no Mundial desde Alex Barros no GP de Portugal de 2005, considerando as três categorias tradicionais, com motores a combustão do campeonato.
“Estou muito feliz“, disse Moreira. “Só tenho palavras de agradecimento à minha equipe, ao meu ambiente e à minha família porque foi difícil conseguir essa primeira vitória. Finalmente chegou e agora é hora de continuar da mesma forma pelo resto do campeonato.“
“Estou orgulhoso que Diogo Moreira tenha sido nosso primeiro piloto a vencer uma corrida do campeonato mundial … tinha que ser ele“, disse o diretor da equipe, Jordi Gatell. “Orgulho para a equipe que, além de ser uma família, deu tudo de si e fez um trabalho magnífico. Orgulho, por quão felizes todos os nossos patrocinadores e todas as pessoas que acreditaram em nós estarão.“
Mesmo chegando apenas na sexta posição, Masia ampliou sua vantagem no campeonato para 16 pontos, 209 no total e se aproxima do título. O segundo colocado, Ayumu Sasaki (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) tem 193. Com a vitória, Moreira pulou para sétimo com 128.
GP da Indonésia de Moto3 – Resultado Final
- Moreira, KTM, 20 voltas em 33:19,002 min
- Alonso, GASGAS, + 0,107 seg
- Muñoz, KTM, + 0,130
- Veijer, Husqvarna, + 0,190
- Rueda, KTM, + 0,483
- Masia, Honda, + 0,544
- Furusato, Honda, + 0,811
- Öncü, KTM, + 0,855
- Ortolá, KTM, + 1,164
- Nepa, KTM, + 1,253
- Bertelle, Honda, + 1,346
- Toba, Honda, + 1,447
- Rossi, Honda, + 1,815
- Holgado*, KTM, + 4,018
- Yamanaka, GASGAS, + 9,094