De acordo com a imprensa espanhola, Diogo Moreira pode ascender à MotoGP já em 2026, se fizer uma boa temporada na Moto2 em 2025. A volta do GP do Brasil poderia ser um dos catalisadores.
Segundo o Motorpasion Moto, Moreira (Italtrans) está no radar da Yamaha, que inicia uma nova fase em 2025, com um novo gerente geral (Paolo Pavesio), uma nova equipe satélite (Pramac) e um novo motor V4, que vai começar a ser testado em breve.
De início, a Yamaha garantiu os serviços de quatro pilotos experientes. Fabio Quartararo e Alex Rins na equipe de fábrica; Miguel Oliveira e Jack Miller no time satélite, este último facilitado pelo fato de ser australiano, o que ajuda na venda de ingressos para o GP da Austrália.
Mas a marca dos diapasões também está em busca de jovens talentos para os anos vindouros. Sergio García e Tony Arbolino chegaram a ser cogitados antes da contratação de Miller. Moreira, que estreou na Moto2 em 2024, seria um dos principais candidatos.
Embora tenha feito uma temporada discreta e perdido algumas corridas devido a uma apendicite, Moreira foi o melhor estreante da Moto2 em 2024 e encerrou o ano em alta, roubando o pódio do campeão Ai Ogura na corrida final em Barcelona.
Resultado que pode ser considerado uma vitória, pois muitos pilotos que vem da Moto3 tropeçam na Moto2. Esse foi o caso do campeão de 2023, Jaume Masia, que marcou apenas seis pontos e não estará no grid em 2025. Em vez disso, o espanhol vai correr no bem menos prestigiado WorldSSP.
Além disso, a Yamaha Motor do Brasil patrocina a transmissão do Mundial de Motociclismo na ESPN e a volta do GP do Brasil foi anunciada para 2026. Assim como no caso de Miller, a presença de um brasileiro na Categoria Rainha pode impulsionar o sucesso do evento.
A última vez que um piloto brasileiro correu na MotoGP foi em 2007 com Alex Barros, que chegou no pódio do GP da Itália daquele ano, com uma Ducati da equipe…Pramac. A mesma que pode abraçar Moreira em 2026 caso Miller não permaneça.
Desde então, as vitórias do Brasil no Campeonato Mundial atravessaram um longo hiato até recomeçarem com Eric Granado na MotoE, no final da década passada, e pelo próprio Moreira, que venceu o GP da Indonésia de Moto3 em 2023.