Apenas uma motocicleta no mundo ostenta, de modo oficial, o logotipo da Ferrari. Mas agora foi descoberto um outro modelo feito artesanalmente na Dinamarca que contém o motor V8 da F355!
Os pais da criança são Birger Hansen e Michael Anderson. Um dia eles estavam tomando uma cerveja quando um disse ao outro: “não seria legal se construíssemos algo que ninguém experimentou antes?” Nascia assim a faísca do projeto.
Anderson ficaria encarregado de obter o motor, enquanto Hansen deveria criar um chassi para acomodá-lo. A escolha acabou sendo o V8 de 3,5 litros da Ferrari F355, um dos modelos mais famosos da marca nos anos 1990 e que rendia satisfatórios 375 cv.
Conseguida a nobre parte, o segundo grande problema foi como acomodá-lo a contento em um veículo de duas rodas. “É impossível, você nunca vai terminar”, todos lhe disseram. Dizer que algo é impossível é o melhor combustível para a força de vontade de algumas pessoas.
Mas Hansen teve que pedir ajuda a outros especialistas. O motor foi montado em um chassi americano Boss Hoss e mais de 100 peças artesanais precisaram ser feitas separadamente. Todo o trabalho levou cerca de 10 anos para ficar pronto.
A motocicleta, chamada de ‘F355 Birger Hansen’, foi pintada no vermelho característico e possui o aspecto volumoso de toda moto que recebe um motor gigante de carro, desde a Millyard, com o motor V10 do Dodge Viper, à nossa Amazonas, concebida nos anos 1970.
Segundo seus criadores, o mais difícil, entretanto, foi conseguir aprovação técnica do Technischer Überwachungsverein (TUV), o Detran da Dinamarca. Mas deu certo e hoje a F355 pode rodar pelo país com placa e registro como qualquer outra motocicleta.
E a tal motocicleta Ferrari oficial? Ela existe e ficou pronta em 1995, mas, apesar da aprovação de Piero Ferrari, filho do comendador Enzo, não foi fabricada em Maranello. Algo que a extra oficial ‘F355’ pode dizer que foi, pelo menos em parte.