A BMW Motorrad apresentou hoje (19) todos os detalhes da nova S1000R. A hypernaked alemã foi completamente atualizada para 2021, ganhando novo motor, quadro, carroceria e eletrônica, mas sem o sistema de válvulas variáveis ShiftCam.
Apresentada em 2014, a motocicleta já estava bastante datada, pois recebeu apenas pequenos retoques desde então. Mas os sinos da mudança começaram a tocar com o aparecimento da S1000RR em 2018 e da S1000XR em 2019, indicando que a vez da S1000R era só questão de tempo.
Como se esperava, a S1000R ganhou o mesmo motor de quatro cilindros em linha 5 kg mais leve que equipa a nova geração da S1000RR, mas… sem ShiftCam. Assim como já acontecera na S1000XR, o dispositivo de válvulas variáveis ficou de fora. Mas o propulsor ainda rende 165 cv a 11.000 rpm e 11,6 kgf.m a 9.250 rpm, o suficiente para um 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e uma velocidade máxima superior a 250 km/h.
A marca alemã ainda afirma que, para melhor dirigibilidade e baixar o consumo de combustível, as marchas 4, 5 e 6 foram alongadas. A embreagem deslizante está mais suave e com vários níveis de intervenção na roda traseira. O escapamento, agora compatível com o Euro5, também é completamente novo.
Rodas, freios, suspensão e chassi foram todos retirados da S1000RR integrando o motor como peça estrutural e possibilitando o quadro ficar mais leve e fino. Além de reduzir o peso geral, a peça apresenta uma geometria de direção ligeiramente mais nítida. O novo amortecedor traseiro agora está mais longe do pivô do braço oscilante, que também foi retirado da superbike.
Isso também alterou a posição de pilotagem da S1000R e o piloto agora senta-se 15 milímetros mais à frente. Além disso, o guidão pode ser regulado em diversas posições possibilitando a posição sentada mais ideal. No geral, a nova versão da S1000R emagreceu 6,5 kg reivindicando 199 kg a seco.
A moto também recebeu uma grande reforma de estilo baseada na S1000RR que tem, como grande destaque, o novo farol de LED em formato de diamante. Despeça-se do antigo painel analógico misto. A nova S1000R conta com uma tela TFT colorido de 6,5 polegadas, com conexão bluetooth que oferece várias opções de visualização.
O pacote eletrônico contém ABS em curvas, controle de tração dinâmico, três modos de pilotagem (Rain, Road e Dynamic) e anti-wheelie. Opcionalmente o cliente ainda pode incluir suspensão semi-ativa, modos de pilotagem Pro (com recursos adicionais), cronômetro de volta e faróis que acompanham o movimento do guidão nas curvas.
A nova S 1000 R estará disponível nas concessionárias europeias apenas em maio de 2021 em duas versões: básica nas cores vermelha e prata; e Sport, nas cores da BMW Motorsport, que conta ainda com uma série de acessórios especiais (Pacote M), como rodas em carbono, que retiram outros 4,8 kg. Os preços giram em torno de 15.000 euros.
BMW S 1000 R 2021 – Ficha Técnica
Motor | ||
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Tipo | Quatro cilindros, 4 tempos, 16 válvulas, DOCH | |
Deslocamento | 999 cm³ | |
Compressão | 12,5: 1 | |
Partida | Elétrica | |
Diâmetro x curso | 80 mm x 49,7 mm | |
Potência | 165 cv a 11.000 rpm | |
Torque do motor | 11,6 kgf.m a 9.250 rpm | |
Refrigeração | Líquida | |
Ignição | Eletrônica | |
Alimentação | BMS-O | |
Embreagem | Multi-disco em banho de óleo com sistema anti-rebote | |
Caixa de marcha | Seis velocidades | |
Ciclística | ||
Chassis | Trave dupla de alumínio com motor como membro central | |
Suspensão dianteira | Garfos invertidos de 45 mm de diâmetro, curso de 120 mm | |
Suspensão traseira | Monoshock, curso 117 mm | |
Freio dianteiro | Discos duplos de 320 mm com pinças monobloco de quatro pistões, BMW ABS Pro | |
Freio traseiro | Disco de 220 mm com pinça de pistão único, BMW ABS Pro | |
Pneu dianteiro | 120/70 ZR17 | |
Pneu traseiro | 190/55 ZR17 (200/55 ZR17 com rodas M) | |
Dimensões | ||
Distância entre eixos | ND | |
Comprimento | 2.090 mm | |
Largura | 812 mm | |
Altura do assento | 830 mm | |
Peso vazio | 199 kg (194 kg com pacote M) | |
Tanque | 16,5 litros | |
Preço | € 15.000 |