Fabio di Giannantonio foi o mais rápido hoje (11) no treino que define as dez primeiras vagas do Q2 do GP da Alemanha de MotoGP. O italiano surpreendeu no final arrecandando a volta mais rápida de Marc Márquez, o líder até então.
Sachsenring, na região central da Alemanha é, talvez, o circuito mais favorável para Marc Márquez (Ducati), que sempre se adaptou melhor em curvas para a esquerda, agora o seu braço forte. O espanhol venceu 10 das últimas 11 corridas realizadas lá.
No primeiro treino livre (FP1) realizado pela manhã, Márquez já havia demonstrado que viria forte de novo esse ano anotando com facilidade o melhor tempo da sessão, 1min20s372. Francesco Bagnaia, por exemplo, ficou apenas em oitavo com um atraso de sete décimos.
Nada indicava que no treino da tarde as coisas seriam diferentes. Na sua terceira volta rápida, Márquez ja foi meio segundo mais rápido do que no FP1, o único na casa de 1min19s. O resto apenas se esforçava para acompanhar. Marco Bezzecchi (Aprilia) caiu com 9 minutos e perdeu um tempo precioso.
Joan Mir (Honda), outro que se dá bem nessa pista, logo marcou 1min20s360, conquistando o quarto lugar na primeira parte do treino. Logo atrás dele estava Alex Márquez (Gresini Ducati), que também vinha forte, apesar de correr com a mão machucada na última etapa na Holanda.
Quase na metade da sessão, Pedro Acosta (KTM) fez uma série de voltas rápidas e subiu para o terceiro lugar, entre o trio líder da Ducati. Bezzecchi retornou e colocou a Aprilia em sexto. Com Fabio Quartararo (Yamaha) em nono, todas as fabricantes estavam no Top 10.
Mas como sempre acontece, nos 15 minutos restantes as coisas se afunilaram consideravelmente. Acosta marcou 1min19s712 e assumiu a liderança. Márquez aceitou o desafio e logo marcou 1min19s461. Fabio Di Giannantonio (VR46 Ducati) e Jack Miller (Pramac Yamaha) também entraram na briga.
A três minutos do fim, Quartararo disparou do fundo do grid para o segundo lugar. Na berlinda, Alex Márquez também sacou uma grande volta e superou o irmão. Ainda mais rápido, Di Giannantonio, marcou 1min19s071, o suficiente para a primeira posição e um novo recorde.
Quartararo permaneceu em quarto lugar, à frente de Acosta, Franco Morbidelli (VR46 Ducati) e Bezzecchi. Miller e Bagnaia também avançaram com segurança para o Q2. Brad Binder (KTM) garantiu a última vaga do dia, deixando Maverick Viñales e Johann Zarco (LCR-Honda) para disputar o Q1.
Zarco, inclusive, terminou o dia com um grave acidente. O francês escapou ileso, mas por isso não conseguiu melhorar nos últimos minutos e ficou em 12ª. Com Mir em 15ª e Luca Marini em 18ª, a Honda ficou de fora do Q2, por enquanto.
GP da Alemanha – Treino de sexta
1.Fabio Di Giannantonio (ITA), Ducati, 1: 19.071 min
2.Alex Marquez (ESP), Ducati, +0,337 seg
3.Marc Marquez (ESP), Ducati, +0,390
4.Fabio Quartararo (FRA), Yamaha, +0,453
5.Pedro Acosta (ESP), KTM, +0,489
6.Franco Morbidelli (ITA), Ducati, +0,521
7.Marco Bezzecchi (ITA), Aprilia, +0,524
8.Jack Miller (AUS), Yamaha, +0,566
9.Francesco Bagnaia (ITA), Ducati, +0,627
10.Brad Binder (ZA), KTM, +0,662
11.Maverick Vinales (ESP), KTM, +0,709
12.Johann Zarco (FRA), Honda, +0,893
13.Ai Ogura (JAP), Aprilia, +0,933
14.Raul Fernandez (ESP), Aprilia, +0,934
15.Joan Mir (ESP), Honda, +1,028
16.Fermin Aldeguer (ESP), Ducati, +1,120
17.Miguel Oliveira (POR), Yamaha, +1,131
18.Luca Marini (ITA), Honda, +1.238
19.Alex Rins (ESP), Yamaha, +1.597
20.Lorenzo Savadori (ITA), Aprilia, +1.651