A Honda suspendeu a produção na fábrica de motos em Kumamoto, no Japão. A cidade foi uma das mais afetadas pelos dois terremotos que atingiram o sul do país nesse final de semana.
A região foi atingida por um terremoto de magnitude 7,3 nas primeiras horas de sábado (16) e por outro (magnitude 6,5) na mesma área em menos de 24 horas. A fábrica está localizada a cerca de 30 quilômetros de Kumamoto.
Dezenas de pessoas foram mortas dos dois terremotos e outros ainda permanecem desaparecidos. A Honda divulgou um curto comunicado informando que a fábrica ficará fechada até sexta-feira (22), tempo que será utilizado para averiguar possíveis danos nas instalações, antes do retorno dos trabalhadores.
“Devido a este terremoto, a Honda irá interromper as operações em sua Kumamoto Factory (Ozu-machi, Kikuchi-gun, Kumamoto) até 22 de abril de 2016. Planos de produção subsequentes serão determinados de acordo com restaurações de instalações e fornecimento de componentes. Honda deseja aos residentes Kyushu uma rápida recuperação e vai colocar todos os nossos esforços para isso.”
A fábrica de Kumamoto é uma das maiores instalações de motocicletas da Honda e possui os funcionários mais qualificados. Hospeda a produção de vários modelos de grande tecnologia, como a CBR Fireblade, GL 1800 Goldwing, VFR1200F, NC750X e CRF250X e a celebrada RC213V-S.