A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) solicitou uma série de modificações ao circuito de Montmeló, próximo à Barcelona e sede do Grande Prêmio da Catalunha, em junho. As alterações surgem em decorrência da morte de Luis Salom na última edição.
Salom bateu forte nas barreiras de proteção da veloz curva 12, que antecede a linha de chegada do circuito nos treinos livres para a sexta etapa do calendário, no dia 3 de junho passado. A morte do espanhol foi a primeira desde Marco Simoncelli em 2011.
Embora análises posteriores tenham revelado que Salom cometeu um erro, a FIM solicitou que a MotoGP utilize um traçado semelhante ao da Fórmula 1. Na Curva 10, portanto, a reta acaba antes e a contorno ficou com um raio mais fechado do que era usado anteriormente.
No ponto onde Salom sofreu o acidente, os pilotos precisarão contornar uma chicane, também semelhante à da F-1, porém mais curta permitindo que a uma maior reaceleração rumo à reta de chegada. Isso deixou o circuito mais curto, passando de 4.655 metros para 4.652 m. A etapa está marcada para 11 de junho.