O grande destaque do Grande Prêmio da Alemanha foi o “piloto da casa”, Jonas Folger. Depois de chegar em segundo lugar, o alemão contou que gostou muito de pilotar entre os primeiros e revelou que aprendeu muito com a experiência.
Folger já havia sido o destaque dos treinos classificatórios, sendo a Yamaha mais veloz, na quinta posição. No Warm Up, o alemão voltou a impressionar com o primeiro tempo. E, na corrida não decepcionou chegando a liderar antes de cometer um pequeno erro e ser superado por Marc Márquez.
“Foi a primeira vez que eu permaneci neste tipo de posição. Eu quase perdi na primeira curva quando Petrucci me atingiu, mas eu sabia desde o Warm Up que tinha um ótimo ritmo. Eu estava seguindo Marc e percebi que meu terceiro setor era muito forte. Eu estava liderando a corrida e mal podia acreditar, em Sachsenring! No final, deixei Marc ir, ele tem mais experiência e aprendi muito.” (Jonas Folger)
Folger assumiu a liderança na sexta volta e permaneceu lá até a décima passagem, quando passou do ponto na curva 1 e permitiu a retomada de Márquez. Mesmo assim, o alemão se manteve próximo até o final, quando a prudência falou mais alto.
“Tentei poupar os pneus e tinha certeza de que, até o fim, eu poderia ficar atrás dele – eu tinha certeza de que eu poderia tentar na última volta, mas depois passei do ponto e perdi mais de um segundo. Tentando me recuperar, eu quase caí duas ou três vezes, então pensei ‘ok’. Mas foi uma ótima experiência pilotar com Marc e Dani.”
Graças aos 20 pontos da segunda colocação, Folger agora ocupa o sétimo lugar no campeonato com 71 pontos, atrás de seu companheiro de equipe, Johann Zarco, que foi apenas nono colocado hoje. Confira como está a classificação geral aqui.