Satisfeita com o sucesso da nova África Twin, a Honda pode ressuscitar outro nome famoso de seu passado em breve. Agora seria a vez da NX Dominator, uma motocicleta que fez muito sucesso no exterior entre 1988 e 2001.
As suspeitas surgiram depois da descoberta de novos registros de patentes. Escondido em documentos para um novo interruptor de duas partes, estava o desenho de um modelo do estilo big trail sem similares no atual catálogo da Honda.
O design geral é muito semelhante ao da África Twin, com guidão alto, posição de pilotagem relaxada e um grande assento que se estende até a traseira, com espaço para a colocação de baús e alforges. Apenas o tamanho geral parece consideravelmente menor, o que sugere uma cilindrada baixa.
Isso vai de encontro com declarações recentes de Koji Sugita, chefe de design da Honda, que já revelou estarem estudando criar uma versão de 250cc da VFR Crossrunner (ou esse tipo de moto). De fato, a marca japonesa não possui um modelo para concorrer diretamente com Yamaha Ténéré 250 e a novíssima Kawasaki Versys X-300.
A antiga NX650 Dominator possuía um motor monocilíndrico de 643 cm³, com 4 tempos e cinco marchas, que desenvolvia modestos 44 cv a 6.000 rpm e 4.6 kgf.m de torque a 5.500 rotações. Com variações entre 125 e 500cc, a motocicleta deu origem às nossas NX350 Sahara e NX400 Falcon, de grande sucesso no Brasil.