Novos desenhos de patente descobertos apontam que não vai demorar muito para que a Kawasaki apresente sua próxima motocicleta com sobrealimentação (Supercharger). Essa será destinada para as ruas e seu nome pode ser R2.
Trata-se de dois desenhos: um que mostra o modelo lateralmente e outro com detalhes técnicos sobre o motor. É difícil fazer apontamentos precisos sobre esse último, mas o primeiro já deixa claro que a motocicleta será curta, com guidão alto e com um pequeno para-brisa.
O grande chamariz da R2 será, é claro, o sistema de sobrealimentação, ainda disponível apenas nas exclusivíssimas (e muito caras) Kawasaki H2 e H2R. A marca japonesa, no entanto, não pretende deixar essa tecnologia apenas nas mãos de poucos e sim criar toda uma nova linha de modelos.
Espera-se que o Supercharger da R2 seja de uma nova geração e corrija a principal crítica recebida pela H2/H2R: a brutalidade com que a potência é despejada na roda traseira, controlável apenas graças a muitos sistemas eletrônicos e pilotos talentosos.
Como a R2 destina-se a ser utilizada em ruas e estradas (e pelas mãos de uma variedade muito maior de usuários), a Kawasaki estaria tentando suavizar a entrada de ação do Supercharger, que não tem a pretensão de ser utilizado o tempo todo, apenas quando solicitado.
Seria como uma versão moderna (e muito mais complexa) do sistema “EXUP” criado pela Yamaha dos anos 1980. Nessas motocicletas, uma válvula ajustava constantemente o diâmetro interno do sistema de escapamento para adaptar o motor às condições de rotação exigidas naquele momento.
Essa também não é a primeira vez que a sigla R2 aparece entre os segredos da Kawasaki. Em março do ano passado, noticiamos que a marca havia patenteado o nome na União Europeia. Nesse ano, outra matéria apontava que a motocicleta seria uma opção mais acessível à ZX-10R.