Não adianta mais a BMW negar. A marca alemã está mesmo desenvolvendo uma F850RS e a comprovação são esses desenhos de patente, curiosamente registrados… no Brasil!
As seis imagens apareceram no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e revelam um modelo com semi-carenagem, para-brisa, rodas de liga, pneus esportivos e um design muito semelhante ao conceito 9cento apresentado em um evento na Itália, no ano passado.
Os desenhos revelam ainda mais detalhes interessantes. O motor é claramente o bicilíndrico em linha da F850GS, mas com um sistema de exaustão completamente novo, no esquema 2x1x2, provavelmente já enquadrado às normas antipoluição do Euro5, que passam a vigorar em 2020.
As suspensões parecem ser as mesmas da F850GS, mas o painel é diferente. Ao invés de uma tela retangular, uma parte é quadrada e a outra redonda, o que sugere uma configuração mista, como na antiga F800GS. Porém, é difícil de acreditar que a BMW equipe a moto com menos do que um display inteiramente digital em TFT em sua nova crossover.
Em termos de eletrônica, espere um pacote similar ao que já é oferecido à F850GS, ou seja, acelerador ride-by-wire, modos de pilotagem que alteram os parâmetros do controle de tração e da suspensão semi-ativa Dynamic ESA. Aqui, contudo, as configurações devem ser mais rígidas, já que a F850RS tende a permanecer no asfalto.
Ainda em 2018, um protótipo foi flagrado em testes com um sistema completo de baú e alforjes laterais rígidos. Já em 2019, a sigla “F850RS” apareceu em um catálogo da BMW na Grã-Bretanha. Questionada a respeito, a marca alemã disse tratar-se apenas de um erro de impressão, quando na verdade queriam mencionar a obsoleta F800GT.
A criação de uma F850RS, no entanto, faz todo o sentido para a BMW. Com a sua linha de médias renovada há dois anos, falta apenas uma versão crossover para concorrer mais diretamente com Kawasaki Versys 650, Yamaha Tracer 700 e principalmente a novíssima KTM 790 Adventure, sua grande rival histórica.
O surpreendente registro no INPI evidencia o cuidado da BMW em tentar evitar o vazamento de informações nos principais órgãos de imprensa mundiais, mas também nos dá o entusiasmo de receber o novo modelo em primeira mão, logo após o lançamento, que provavelmente deve ocorrer no Salão de Milão, em novembro, ou até, quem sabe, no Salão Duas Rodas, no mesmo mês. Por que não?
Além da nova F850RS, devemos ver no evento italiano uma nova custom completamente inédita da BMW. O modelo, que já foi flagrado em testes na semana passada, está sendo chamado de R1800C e visa competir com Harley-Davidson Ultra Glide, Indian Roadmaster e Ducati Diavel.