Pol Espargaró, Bradley Smith e Katsuyuki Nakasuga venceram hoje (26) as 8 Horas de Suzuka, talvez a prova de endurance mais tradicional do motociclismo. O trio competiu pela equipe oficial da Yamaha, que não vencia a corrida desde 1996.
Nakasuga, juntamente com Smith e Espargaró (que são companheiros de equipe também na MotoGP, na equipe Tech3) completaram 204 voltas, com uma vantagem de 1 minuto e 17 segundos sobre a TSR Honda de Dominique Aegerter, Josh Hook e Kyle Smith. O pódio foi completado com o tradicional Team Kagayama, formado por Yukio Kagayama, Ryuichi Kiyonari e Noriyuki Haga.
Se tudo correu bem para a Yamaha, o mesmo não se pode dizer da Musashi Honda, equipe que reunia Takumi Takahashi, Michael Van Der Mark e a grande estrela da prova, Casey Stoner. O trio liderava a prova quando o acelerador da CBR1000RR travou e o australiano sofreu um acidente espetacular, na freada para o herpin.
Stoner, que realizava sua primeira corrida desde a aposentadoria em 2012 acabou quebrando o ombro e a tíbia da perna direita, além de destruir a moto, encerrando a participação da equipe na prova. Depois, pelas redes sociais pediu desculpas e agradeceu aos companheiros, Takahashi e Van Der Mark.
A liderança foi assumida pela TSR Honda, posição que ocuparam apenas por algumas voltas, até o momento em que Bradley Smith ultrapassou Josh Hook. O britânico, depois passou a YZF-R1 para Espargaró, que tratou de aumentar ainda mais a vantagem sobre os pilotos da Honda.
Isso não significou o fim da batalha, no entanto. A disputa voltou a ficar apertada, depois que Nakasuga foi punido com 30 segundos por ultrapassar em bandeira amarela. Nesse momento, Hook voltou a liderar para o team TSR Honda.
Coube à Smith descontar o prejuízo. O britânico realizou uma sequência de voltas muito rápidas, alcançando Dominique Aegerter na quinta hora da corrida. Daí em diante, a Yamaha controlou bem a situação, apesar das várias intervenções do safety car.
A SERT Suzuki, vencedores das 24 Horas de Le Mans em abril estava com um pódio praticamente garantido quando precisou ir aos boxes nos últimos dez minutos de prova. Isso possibilitou ao Team Kagayama assumir o terceiro lugar. Já a GMT94 Yamaha, campeões no ano passado terminaram a corrida em sexto lugar, enquanto que a Toho Racing, de Toni Elias finalizou apenas em 14º.
Foi a primeira vitória da Yamaha nas 8 Horas de Suzuka desde 1996 com Colin Edwards e Noriyuki Haga, que pilotaram uma YZF 750. A conquista tem um sabor ainda mais especial porque precisamente em 2015 a marca dos diapasões está completando 60 anos de sua indústria motociclística. Confira abaixo os dez primeiros colocados.
8 Horas de Suzuka – Resultados Finais (dez primeiros)
1.Nakasuga/Espargaro/Smith Yamaha Factory Racing #21 204 voltas
2.Aegerter/Hook/SmithFCC TSR Honda #778+1m 17.411s
3.Kagayama/Haga/KiyonariTeam Kagayama Suzuki #17-1 volta
4.Philippe/Delhalle/MassonSuzuki Endurance Racing Team #30-2 voltas
5.Tsuda/Lowes/WatersYoshimura Suzuki #12-3 voltas
6.Checa/Foray/GinesGMT94 Yamaha #94-3 voltas
7.Costa/Gimbert/ForayHonda Endurance Racing #111-3 voltas
8.Hiura/Kamei/YasudaHonda Suzuka Racing Team #25-4 voltas
9.Yanagawa/Yudhistira/WatanabeTeam Green Kawasaki #87-5 voltas
10.Konno/Aoki/OgataMotomap Supply Suzuki #32-5 voltas