Do Japão estão vindo rumores de que a Kawasaki estaria trabalhando em uma versão naked da Ninja ZX-25R, aquela estonteante mini superbike com motor de 250cc e quatro cilindros.
A Ninja ZX-25R irrompeu a cena no Salão de Tóquio de 2019, pois uma esportiva de 250cc e quatro cilindros em linha não era vista há muito tempo, mesmo no mercado japonês. Infelizmente a marca de Akashi decidiu disponibilizar essa pequena screamer apenas em mercados selecionados.
Pode-se dizer que, devido à sua plataforma única e disponibilidade limitada, a Ninja ZX-25R foi um grande sucesso. Por isso, relatórios vindos do Japão estão sugerindo que a Kawasaki está desenvolvendo uma Z250 e até já contém uma ilustração (acima) encomendada pela publicação AutoBy.
É possível, pois o interesse pelas pequenas esportivas, que renasceu com a Ninja 250, cresceu para Ninja 300 e chegou à Ninja 400 (originando a atual Z400) não tem mais como evoluir. A próxima parada é a Ninja 650/Z650 existentes. Por outro lado, a ZX-25R pode perfeitamente originar uma Z250R e nem é muito difícil.
Pegue o chassi e o motor da ZX-25R, retire as carenagens e o semi-guidão. Coloque no lugar um guidão mais alto, um novo conjunto ótico frontal, suspensões mais macias, uma transmissão mais curta e, voilà, você tem uma Z250R. Certamente uma adaptação rápida e de sucesso garantido para a Kawasaki.
A menor naked tetracilíndrica oferecida pela Kawasaki nos últimos anos foi a Z750, que vigorou por aqui entre 2009 e 2012, ainda assim, grande demais e cara demais para a maioria dos motociclistas. Idem nos países asiáticos, sempre limitados pela grande tributação em altas cilindradas. A hipotética Z250R poderia suprir essa lacuna.