Uma importante reunião, que será realizada na próxima semana, deve decidir o destino do circuito de Blaenau Gwent no País de Gales, que já deveria estar sediando o Grande Prêmio da Grã-Bretanha de MotoGP. As obras estão atrasadas em quatro anos.
De acordo com o Motorcycle News, a decisão diz respeito ao apoio do governo que o projeto exige. Totalmente financiado por investimentos privados, os chefes do projeto querem uma cláusula de seguro do governo que cobriria metade dos custos.
Proposto em 2011 e programado para iniciar a construção em 2013, o circuito no País de Gales foi concebido para ser a nova sede do Grande Prêmio da Grã-Bretanha de MotoGP. O projeto também revitalizaria a economia da região de Blaenau Gwent com um enorme complexo, que ia muito além da pista.
Inicialmente garantido em quase 90% por fundos públicos, o projeto foi revisto várias vezes desde então e as obras ainda nem começaram. Mas, o Secretário da Economia do Estado de Welsh, Ken Skates deixou claro como as coisas serão: “O primeiro ministro e eu deixamos claro que o projeto deve caminhar por seus próprios pés. Deve servir ao povo de Blaenau Gwent e às autoridades de Wales”.
Skates também indicou o que será avaliado na reunião: “Precisamos examinar o valor do dinheiro, os empregos que serão criados, a viabilidade e sustentabilidade do projeto, não apenas durante a construção, mas nas próximas décadas“, alertou. “Todos esses fatores estão sendo considerados na decisão do gabinete na próxima semana.“
Apesar dos entreveros e atrasos, os organizadores do Circuito permanecem como detentores dos direitos da rodada britânica do campeonato de MotoGP por dez anos, começando em 2014. A corrida vem sendo provisoriamente realizada em Silverstone, desde então.