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De volta à Brno, o circuito subestimado

Lucas Carioli 17 de julho de 2025

Você já ouviu falar de Nürburgring, Spa-Francorchamps e Silverstone, mas e de Brno? O circuito que hospeda o próximo GP da República Checa é um dos mais antigos do mundo.

A primeira corrida foi realizada lá em 1930, portanto há 95 anos. Enquanto Assen sediou 76 Grandes Prêmios da Holanda quase continuamente desde 1949, Brno sediará a 52ª etapa do Campeonato Mundial de Motociclismo, colocando-se em segundo lugar nestas estatísticas.



E assim como a “Catedral”, o Circuito original de Masaryk (em homenagem a Tomas Masaryk, o primeiro presidente da Tchecoslováquia em 1918), utilizava partes das estradas locais na periferia oeste de Brno e tinha quase 30 quilômetros e 81 curvas.

O primeiro vencedor foi o alemão Heinrich-Joachim von Morgen, pilotando um Bugatti. Os lendários pilotos Hans Stuck, Bernd Rosemeyer e Rudolf Caracciola venceram posteriormente o “Grande Prêmio CSR” naquela que é considerada a era pré Fórmula 1.

O circuito original utilizava estradas públicas.

Até então, uma única corrida de motos havia sido disputada em 1935. Assim como a maioria das corridas na Europa, tudo estancou por seis longos anos devido à Segunda Guerra Mundial. As atividades só voltaram em 1948. Em 1950, aconteceu o primeiro GP da Tchecoslováquia.

Com o tempo, as corridas em Masaryk se tornaram cada vez mais atraentes para pilotos e fãs de motocicletas ocidentais, levando a Federação Tchecoslovaca de Motociclismo a se candidatar a uma corrida do Campeonato Mundial em 1963.

A etapa, realizada de 23 a 25 de agosto de 1965 aconteceu em um circuito encurtado para 13,9 km e significativamente melhorado em termos de segurança. Frank Perris venceu a corrida das 125cc; Phil Read, nas 350cc e Mike Hailwood nas 500cc.

O circuito permanente atual estreou em 1987.

Em 1975, o circuito foi encurtado novamente, para 10,9 km e utilizado até 1986. Nessa época, houve até mesmo uma ameaça de greve por parte dos pilotos devido a preocupações com a segurança. Os circuitos permanentes, com menos de 6 km, haviam se tornado padrão.

Em 1985, a construção de um circuito completamente novo começou, próximo ao antigo, mas nenhuma das antigas estradas foi utilizada. Algumas partes e prédios do antigo circuito ainda podiam ser vistos perto da nova pista, que tinha apenas 5,3 km de extensão.

O novo autódromo foi inaugurado em agosto de 1987. Era um circuito de última geração para os padrões da época, com grandes áreas de escape em quase todas as curvas. Ainda assim, com muito charme, estilo e personalidade, como uma pista de corridas deve ter.

O traçado fluído é admirado pelos melhores pilotos.

É claro que, ao longo dos anos, algumas melhorias foram feitas, mas o traçado permaneceu basicamente o mesmo, ou seja: pista com 15 metros de largura e 14 curvas; 8 à direita e 6 à esquerda, com desnível de 74 metros. Um traçado bastante agradável e que os pilotos gostam muito.

Desde então, o Grande Prêmio sobreviveu à própria Tchecoslováquia, dissolvida em 1991. A etapa passou a se chamar GP da República Checa no autódromo de Brno, que é a segunda maior cidade do país, com aproximadamente 380.000 habitantes.

Grandes nomes do motociclismo já deixaram sua marca em Brno. Os maiores vencedores são Giacomo Agostini, Max Biaggi e Valentino Rossi, com 7 vitórias cada. Mas também temos nomes mais recentes, como Jorge Lorenzo (5), Marc Márquez (4) e Brad Binder, o último vencedor em 2020.

A última etapa foi realizada em 2020.

Infelizmente, as dificuldades impostas pela Covid-19 impossibilitaram a permanência de Brno nos últimos anos. A República Checa, também não é um dos países mais ricos da Europa. Mas até então, a etapa sempre foi uma das com mais audiência do calendário, sempre na casa dos três digitos.



O Aeroporto Internacional de Brno fica a 25 km do circuito e as acomodações na cidade são bastante acessíveis, dependendo da categoria do hotel. O transporte público é bem organizado e uma linha de ônibus vai para o autódromo regularmente todos os dias.

GP da República Checa – Vencedores na Categoria Rainha (desde 1987)

2020 – Brad Binder (KTM)
2019 – Marc Márquez (Honda)
2018 – Andrea Dovizioso (Ducati)
2017 – Marc Márquez (Honda)
2016 – Cal Crutchlow (Honda)
2015 – Jorge Lorenzo (Yamaha)
2014 – Dani Pedrosa (Honda)
2013 – Marc Márquez (Honda)
2012 – Dani Pedrosa (Honda)
2011 – Casey Stoner (Honda)
2010 – Jorge Lorenzo (Yamaha)
2009 – Valentino Rossi (Yamaha)
2008 – Valentino Rossi (Yamaha)
2007 – Casey Stoner (Ducati)
2006 – Loris Capirossi (Ducati)
2005 – Valentino Rossi (Yamaha)
2004 – Sete Gibernau (Honda)
2003 – Valentino Rossi (Honda)
2002 – Max Biaggi (Yamaha)
2001 – Valentino Rossi (Honda)
2000 – Max Biaggi (Yamaha)
1999 – Tadayuki Okada (Honda)
1998 – Max Biaggi (Honda)
1997 – Mick Doohan (Honda)
1996 – Alex Crivillé (Honda)
1995 – Luca Cadalora (Yamaha)
1994 – Mick Doohan (Honda)
1993 – Wayne Rainey (Yamaha)

1991 – Wayne Rainey (Yamaha)
1990 – Wayne Rainey (Yamaha)
1989 – Kevin Schwantz (Suzuki)
1988 – Wayne Gardner (Honda)
1987 – Wayne Gardner (Honda)

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