Xavier de Soultrait venceu a oitava edição do Rali de Merzouga, realizado no Marrocos entre os dias 7 e 12 de maio. O espanhol da Yamaha, que foi um dos destaques no Rali Dakar chegou a sua primeira grande vitória na África após derrotar o conterrâneo Gerrard Farres Guell.
De Soultrait chegou à vitória após vencer três estágios em um total de seis. Os outros vencedores foram Guell, Ouriol Mena e o argentino Franco Caimi, que assegurou a terceira posição geral. Os espanhóis voltaram a marcar presença com o Joan Pedrero, em quarto com sua Sherco.
“Foi a primeira grande vitória de Xavier e sua primeira vitória da equipe“, disse Alexandre Kowalski, diretor da equipe Yamaha. “A vitória neste evento foi a nossa meta, mas acima de tudo era a de continuar o desenvolvimento da nossa máquina de rali. Estávamos competitivos desde o início e nós aprendemos muito durante o evento“, assegurou.
De Soultrait é uma das jovens promessas da Yamaha para os Ralis de longa distância. O espanhol de 29 anos venceu o estágio de abertura do Rali Dakar desse ano e a meta da Yamaha é fazer ainda mais bonito em 2018: “Temos agora uma moto leve e poderosa que pode ganhar, com o qual vamos trabalhar para torná-lo ainda melhor para a próxima edição do Dakar“, disse Kowalski.
2. Gerard Farrés (KTM-ESP) +13:07
3. Franco Caimi (YAM-ARG) +22:31
4. Joan Pedrero (SHE-ESP) +38:30
5. Alessandro Botturi (YAM-ITA) +39:48