Jorge Lorenzo venceu hoje (3) o Grande Prêmio da Espanha de MotoGP, em Jerez de La Frontera. O espanhol comandou a corrida de ponta a ponta, ganhando com mais de cinco segundos de vantagem para Marc Márquez e Valentino Rossi.
Lorenzo, que havia conquistado a pole position, manteve a posição na largada, seguido de Márquez, Pol Espargaró, Rossi, Aleix Espargaró e Cal Cruthlow. Por outro lado, Andrea Iannone, que havia partido da terceira posição, largou mal e caiu para décimo em uma prova que se revelaria muito difícil para a Ducati.
Com a temperatura mais amena graças ao tempo nublado, Lorenzo conseguiu fazer sua Yamaha M1 funcionar como deveria, e aos poucos foi se distanciando de Márquez. O atual bicampeão, por sua vez, começou a sofrer a pressão de Rossi, que já havia se livrado de Pol Espargaró e ocupava a terceira posição.
Enquanto Lorenzo abria na frente e Rossi se aproximava de Márquez, as brigas ficaram no pelotão intermediário. Crutchlow superou os irmãos Espargaró, se estabelecendo em quarto. Iannone se recuperava e também ultrapassava o espanhol da Suzuki, subindo para sétimo. Seu companheiro de equipe, Andrea Dovizioso, no entanto, errou duas vezes despencando para o 18º posto.
Correndo com analgésicos para controlar a dor de uma recente cirurgia no dedo mínimo da mão esquerda, Márquez se esforçava ao máximo para não permitir a aproximação de Rossi. O espanhol ainda parecia estar lutando contra sua própria moto, aparentemente desequilibrada no apertado circuito andaluz. Hiroshi Aoyama, piloto que substitui Dani Pedrosa não conseguiu controlar a Honda e sofreu um violento acidente, felizmente sem maiores consequências.
A briga mais apertada acontecia pela décima posição, entre Danilo Petrucci, Yonny Hernandez, Maverick Viñales, Scott Redding e Hector Barberá. Os cinco competiam ferozmente e logo Dovizioso juntou-se ao grupo, realizando uma corrida de recuperação.
Na frente, as coisas ficaram estabelecidas. Lorenzo desapareceu na liderança e Márquez não esboçou qualquer tentativa de perseguição. Rossi diminuiu a diferença de 4 para apenas 1s3 segundos, mas o italiano também se conformou com o terceiro posto. As posições foram mantidas até a bandeirada de chegada.
Lorenzo, assim chegou a sua primeira vitória na temporada. O bicampeão não vencia desde o GP do Japão do ano passado, em 12 de outubro. Márquez, satisfeito ficou em segundo e Rossi, igualmente conformado foi o terceiro. Mais de dez segundos atrás Crutchlow cruzou a linha de chegada em quarto, com Pol Espargaró em quinto e Andrea Iannone em sexto.
Aleix Espargaró colocou a Suzuki novamente em sétimo, com Bradley Smith logo atrás em oitavo. Dovizioso conseguiu ultrapassar todo aquele grupo e chegou em nono, com Hernandez fechando os dez primeiros. Clique aqui para conferir os resultados completos do GP de Jerez.