Chaz Davies venceu hoje (19) a primeira bateria do World Superbike em Laguna Seca, nos Estados Unidos. O britânico liderou de ponta a ponta, cruzando a linha de chegada à frente de Tom Sykes e Jonathan Rea, da Kawasaki.
Davies, que já havia assinalado a pole position ontem (18) manteve a posição na largada, que executou com perfeição. Seu companheiro de equipe, no entanto, Davide Giugliano largou muito mal e perdeu a segunda posição para Rea e Sykes, além de ainda ficar atrás de Jordi Torres, da Aprilia e de Alex Lowes da Suzuki.
Rea chegou a contornar as primeiras curvas na segunda posição, mas bastou um pequeno descuido para Sykes o ultrapassá-lo. Começava aí a grande disputa da corrida, porque o norte irlandês visivelmente possuía um melhor ritmo, mas estava sendo bloqueado por seu companheiro de equipe.
Giugliano conseguiu superar Lowes com facilidade ainda na primeira volta, mas também acabou tendo seu ritmo limitado por Torres, ficando preso na quinta posição. Após diversas tentativas, o italiano finalmente conseguiu a ultrapassagem na freada para o famoso “Saca-Rolhas”. Contudo, já era tarde demais para se aproximar dos líderes.
Davies pilotava com muita segurança e não deixava Sykes e Rea se aproximarem. Estes, no entanto, disputavam palmo a palmo o segundo lugar, com Rea chegando a realizar a ultrapassagem em algumas oportunidades. O líder do campeonato, porém, sempre tomava o troco de seu companheiro de equipe em uma batalha limpa, mas no limite.
Com o acidente de Leon Haslam, que ocupava o sexto lugar a cinco voltas para o final, Lowes assumiu a posição, à frente da dupla da Honda, Sylvain Guintoli e Michael Van Der Mark. Leandro Mercado vinha em nono e Leon Camier se recuperava da má largada (quando chegou a decair para 14º) e já ocupava a 10º posição.
Assim, sem ser incomodado, Davies cruzou a linha de chegada em primeiro, 1s798 à frente de Sykes. Rea resolveu pensar no campeonato e se conformou com a terceira posição, à frente de Giugliano. Torres e Lowes completaram os seis primeiros. Confira aqui os resultados completos. A segunda bateria está marcada para as 18h30 (horário de Brasília).