Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Alta Rotação
  • MotoGP

De Capirossi em 2003 a Dovizioso em 2020: relembre as 50 vitórias da Ducati na MotoGP

Lucas Carioli 20 de agosto de 2020


A vitória de Andrea Dovizioso no GP da Áustria, domingo passado, foi a 50º da história da Ducati no Campeonato Mundial, uma trajetória que começou há apenas 17 anos.

Loris Capirossi e Valentino Rossi no GP da Catalunha de 2003. (Getty Images)

A Ducati decidiu ingressar na MotoGP em 2003, após a introdução do novo regulamento para os motores de quatro tempos. A primeira Desmosedici GP foi confiada a Troy Bayliss e Loris Capirossi, que conquistou o primeiro dos 155 pódios da marca italiana no GP do Japão, em Suzuka.

Ainda em 2003, no GP da Itália, a Ducati mostrou aquela que seria uma de suas marcas registradas: grande potência e velocidade final ao estabelecer o recorde de 332.4 km/h com Capirossi. Na corrida, Loris garantiu a segunda colocação, completando um pódio totalmente italiano com Valentino Rossi (Honda) e Max Biaggi (Yamaha).


Troy Bayliss lidera o pelotão no GP de Valência de 2006.

Apenas algumas semanas mais tarde, Capirossi deu à Ducati a sua primeira vitória na MotoGP no Grande Prêmio da Catalunha, depois de uma emocionante corrida no Circuito de Montmelò. Para o italiano, foi o primeiro de sete sucessos alcançados com a Desmosedici entre 2003 a 2007.

Em 2006, Troy Bayliss, que pilotou pela Ducati na MotoGP entre 2003 e 2004 e havia acabado de sagrar-se campeão do Mundial de Superbike com a marca, venceu de forma espetacular a última etapa do ano em Valência, em uma participação curinga, como substituto do lesionado Sete Gibernau.


Casey Stoner, no GP da Austrália de 2007.

Mas foi em 2007, quando o regulamento técnico trouxe os motores de 1000cc para 800cc, que a Ducati atingiu o auge do seu sucesso na MotoGP. Com dez vitórias e 14 pódios, Casey Stoner sagrou-se campeão do mundo, e a fábrica de Bolonha conquistou o inédito título de construtores na categoria.

Depois desta fantástica temporada, o campeão australiano conquistou mais 13 vitórias em três anos com a Ducati e tornou-se no piloto de maior sucesso aos comandos da Desmosedici GP, com 23 vitórias até seu último sucesso, no GP da Austrália de 2010, antes de mudar-se para a Honda no ano seguinte.


Andrea Iannone encerrou o jejum de vitórias no GP da Áustria de 2016.

Depois disso, a Ducati passou por um longo de período de vacas magras na MotoGP, até que uma reestruturação interna recolocou a Desmosedici GP entre as mais rápidas do grid em 2016. O retorno ao lugar mais alto do pódio aconteceu com uma espetacular vitória de Andrea Iannone no GP da Áustria, seguida de outra com Andrea Dovizioso na Malásia.

A Ducati passou a ser uma das equipes que mais inovaram na MotoGP, com a introdução de  asas inovadoras, que revolucionaram as concepções da aerodinâmica e agora são utilizadas por todas as fabricantes. De 2017 até hoje, Dovizioso somou mais 14 vitórias, além de três vice-campeonatos.

A estes se juntam os três sucessos de Jorge Lorenzo em 2018 e a emocionante vitória de Danilo Petrucci no GP da Itália do ano passado, perante a grande audiência de adeptos dos tifosi presentes nas arquibancadas do circuito de Mugello. Será que a 51º vitória chega no GP da Estíria no próximo domingo?


Tags: Casey Stoner Ducati Corse GP da Estíria Jorge Lorenzo Loris Capirossi MotoGP Troy Bayliss

Continue Reading

Previous: Diretor da Ducati: “Lorenzo é uma opção arriscada”
Next: MotoGP: apesar do susto, Rossi pretende continuar nas pistas em 2021

Leia também

Márquez ultrapassa Bezzecchi na última volta e vence Sprint na Alemanha
  • MotoGP

Márquez ultrapassa Bezzecchi na última volta e vence Sprint na Alemanha

12 de julho de 2025
Márquez assegura pole com pista molhada em Sachsenring. Zarco em segundo
  • MotoGP

Márquez assegura pole com pista molhada em Sachsenring. Zarco em segundo

12 de julho de 2025
Di Giannantonio supera Márquez e encerra sexta na frente em Sachsenring
  • MotoGP

Di Giannantonio supera Márquez e encerra sexta na frente em Sachsenring

11 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.