A saída confirmada de Davide Brivio da Fórmula 1 criou uma nova rodada de especulações sobre o seu futuro. Os últimos rumores dizem que ele pode assumir o lugar de Lin Jarvis na Yamaha com o apoio de Valentino Rossi.
De acordo com o jornal italiano La Gazzetta dello Sport, a chegada de Brivio no lugar de Jarvis poderia ser a condição estabelecida por Rossi para que sua equipe, a VR46, troque o maquinário Ducati pelo Yamaha a partir da temporada 2025.
Brivio já esteve na Yamaha e partiu dele a ideia de contratar Valentino Rossi quando ninguém imaginava que isso seria possível em 2003. Os dois mantiveram conversas secretas por vários meses até que o contrato fosse finalmente assinado pegando a Honda de surpresa.
Na equipe capitaneada por Masao Furusawa, Brivio, Jeremy Burgess e o próprio Lin Jarvis, Rossi dominou a MotoGP com a Yamaha em 2004 e 2005. Depois, parte do time se dispersou, entre eles Brivio, que reestruturou a Suzuki também chegando ao título em 2020.
Com fama de ser um ótimo gestor de pessoal, Brivio passou as últimas três temporadas na equipe Alpine de Formula 1, mas decidiu sair antes do fim do contrato, que encerrava apenas no fim de 2024. Além da Yamaha, o italiano já foi especulado na Honda e na Aprilia.
A Yamaha não venceu nenhuma corrida em 2023, o que não acontecia justamente desde 2003. Além disso, a fabricante japonesa é a única na MotoGP a não mais contar com uma equipe satélite, desde que a RNF Racing passou para o maquinário Aprilia em 2023.
Para reverter a situação, eles contrataram Marco Nicotra, vice-chefe de aerodinâmica da Ducati, e mais recentemente, Massimo Bartolini, que era chefe de desempenho da marca italiana. Kazutoshi Seki, entretanto, permanece como gestor do projeto da M1.