Duas semanas após os fortes terremotos que atingiram o Japão, a fábrica da Honda permanece fechada. Hoje (28) eles publicaram um comunicado explicando que os danos foram maiores do que o previsto.
Dois terremotos atingiram a região de Kumamoto entre os dias 16 e 17 de abril, ocasionando a morte de várias pessoas e interrompendo a produção de uma das principais fábricas da montadora, localizada a cerca de 30 quilômetros da cidade.
A previsão inicial era de que as operações voltassem a funcionar em 22 de abril, mas a fábrica ainda está fechada. Segundo o comunicado a produção será plenamente restabelecida apenas em quatro meses, em agosto.
“Devido a graves danos a uma parte dos edifícios e equipamentos na fábrica de Kumamoto, a Honda espera que a recuperação deva estar concluída em meados de agosto. Com relação a outras instalações, a Yachiyo, nossa subsidiária de mini-veículos para a Honda, está em regime de produção limitada desde 22 de abril prevendo estar totalmente operacional dentro de 6 meses. Outras instalações estão operando normalmente. A Honda está plenamente empenhada em prosseguir em cooperação com o povo de Kumamoto para uma rápida recuperação.”
A fábrica da Honda em Kumamoto é reconhecida como uma das mais importantes, com mão de obra extremamente qualificada. Lá são produzidas todos os modelos de competição, Off-Road e também é local de um dos mais importantes departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento.